Das reuniões semanais de um pequeno grupo na Faculdade de Educação da UFMG à realização de grandes projetos pela qualidade da educação em todo o país. O Ceale completa 25 anos e convidamos você a reviver essa trajetória. Navegue pelos principais momentos e ações que constituem nossa história, por meio de vídeos, textos, imagens e outros registros, além de depoimentos das pessoas que assumiram esse compromisso com a alfabetização e com a escola pública no Brasil.


Conheça nossa história


1980


Criação da pesquisa ABEC

Se hoje é fácil enviar e receber uma tese ou dissertação por e-mail ou encontrá-la na biblioteca digital da universidade de origem, reunir em Belo Horizonte tr...

Saiba Mais 1985

Livro: Alfabetização no Brasil – o estado do conhecimento

A alfabetização tornou-se preocupação prioritária na educação brasileira a partir dos anos 1970, o que levou à “multiplicaç&a...

Saiba Mais 1987

1990


Criação do Ceale

Pilhas de teses e dissertações lotavam uma salinha da Faculdade de Educação da UFMG (FaE). O espaço abrigava toda sexta-feira as reuniões de um pequeno ...

Saiba Mais 1990

Capacitação de professores de Contagem

As demandas de formação continuada foram uma das principais razões para a institucionalização do Ceale. E a primeira parceria formal veio já em 1990, com um projeto de assessoria à Secretaria de Educação de Contagem. Com duração total de três anos, era voltado para a formação de professores de L&

Saiba Mais 1990

Centro de Documentação

A partir de doações pessoais, coleta de material científico e até compras de raridades em sebos, foi se formando um dos mais importantes acervos na área de alf...

Saiba Mais 1990

Seminário de Alfabetização: teoria, os dados, a prática

Relatos de programas e políticas de alfabetização no Amazonas, em Porto Alegre, no Paraná, em Campinas... Era dezembro de 1991, e o “Seminário de Alfabet...

Saiba Mais 1991

Atualização para professores do 2º grau

Pouco tempo depois do município de Contagem, foi a vez da rede estadual de Minas GErais tornar-se parceira do Ceale em um programa de formação continuada. Nesse caso, o p&ua...

Saiba Mais 1992

Avaliação do texto escrito na escola

Mais de  95 mil redações corrigidas por 60 professores. Na média, cada um deles ficou responsável por aproximadamente 1.500 textos. Os números impressiona...

Saiba Mais 1993

Pró-Leitura

Professores de Matemática, Ciências, História, Geografia, além de bibliotecários e supervisores pedagógicos, todos juntos na Universidade. Não apenas professores de Português, mas todos esses profissionais faziam parte do Pró-Leitura, projeto nacional criado por meio de parceria entre o Ministério da Educação e

Saiba Mais 1993

Inauguração do prédio do Ceale

No dia 11 de março de 1994, o Ceale mudou de endereço. A salinha abarrotada de pesquisas impressas deu lugar ao prédio moderno onde o Centro segue funcionando até hoje. Ceale e Cecimig (Centro de Ensino de Ciências e Matemáticas) ganharam uma sede comum com infraestrutura adequada para o desenvolvimento de suas atividades. Um prédio acoplado ao

Saiba Mais 1994

Ceale Debate

A ideia era realizar, a cada mês, encontros para socialização de estudos e pesquisas com professores e outros profissionais da educação básica, objetivo ...

Saiba Mais 1994

Perspectivas Ceale

Enquanto no Ceale Debate os professores vinham assistir a apresentações de pesquisadores, no Perspectivas Ceale eram eles quem conduziam a reflexão. Criado também em 1994, o Perspectivas Ceale era um espaço que convidava os profissionais de escolas públicas a lerem e discutirem sobre dissertações ou teses consideradas de relevânci

Saiba Mais 1994

Análise de currículos de Língua Portuguesa

A partir de documentos de 19 estados brasileiros, o projeto “Análise de currículos de Língua Portuguesa” integrou o amplo estudo de propostas curriculares elaboradas por secretarias estaduais e municipais de educação. Pela análise, foi possível levantar as principais perspectivas que orientavam o ensino de Língua Portuguesa

Saiba Mais 1994

O Jogo do Livro

Ilustradores, escritores, editores, livreiros, professores, bibliotecários, alunos e muitos outros se reuniram em 1995 para realizar “O jogo do livro infantil e juvenil: encontro de...

Saiba Mais 1995

Proposta para o curso de Magistério do Maranhão

O que o Ceale tem a ver com a educação básica no Maranhão? Em 1996, o Centro foi convidado a participar da formulação da proposta curricular para o curs...

Saiba Mais 1996

Intermédio – Cadernos Ceale

“Uma publicação que circule entre – inter”. “Uma publicação que seja um meio – médio”. As...

Saiba Mais 1996

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

As políticas do livro didático no Brasil estão entre as mais consolidadas no campo da educação e remontam ao ano de 1929, com a criação do Instit...

Saiba Mais 1997

Parceria com a Editora Autêntica

Dissertações, teses, resultados das formações continuadas e de outros projetos… Com o crescimento do Ceale, o número de produções bibliogr...

Saiba Mais 1997

Experiências do Ciclo Básico de Alfabetização

Para entender como os princípios do Ciclo Básico de Alfabetização (CBA) contribuíam para o surgimento de práticas pedagógicas bem sucedidas, o Ceale aceitou convite da Secretaria de Educação de Minas Gerais, em 1997.

Num contexto histórico de descontinuidade político-administrativa que prejudicava a imple

Saiba Mais 1997

Prêmio FNLIJ

Criada em 1968, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) é a seção brasileira do International Board on Books for Young People e tem sede no Rio de Janeiro. A entidade promove o Prêmio FNLIJ, que desde 1997 tem em sua comissão julgadora o Grupo de Pesquisa sobre o Letramento Literário (Gpell), grupo integrante do

Saiba Mais 1997

Alfabetização de jovens e adultos

O Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 1º Segmento, ou PROEF-1, tem o propósito de alfabetizar jovens e adultos, em especial, funcionários da UFMG. Sua hist&oacut...

Saiba Mais 1997

Seminário sobre linguagem, leitura e escrita de surdos

Para melhorar o acesso da comunidade surda à educação de qualidade, a linguagem de sinais começou a despertar o interesse dos pesquisadores do Ceale. A chegada de nov...

Saiba Mais 1999

2000


Ensino Fundamental de 9 anos em MG

Em tempos de reformulação curricular, o Ceale aceitou o convite da Secretaria de Educação de Minas Gerais e assumiu a responsabilidade de produzir material para o nov...

Saiba Mais 2004

Rede Nacional de Formação Continuada

E se universidades de todo o país se juntassem para melhorar a formação do professor de educação básica? Centros de pesquisa de diversos estados do Bras...

Saiba Mais 2004

Coleções da Rede

Para orientar as formações de professores promovidas pelo Ceale para a Rede Nacional de Formação Continuada, pesquisadores do Centro e colaboradores produziram duas c...

Saiba Mais 2005

Pró-Letramento

O Pró-Letramento ofereceu formação continuada a professores nas áreas de leitura e escrita e de matemática dos anos iniciais, no modelo semipresencial. Durante oito meses de atividades, baseadas em materiais impressos e em vídeos, os alfabetizadores eram orientados pelos tutores, que receberam instruções em universidades formadoras liga

Saiba Mais 2005

Jornal Letra A

Com a criação da Rede, surgiam novas ideias para aproximar universidade e sala de aula. Após descobrir que apenas um jornal sobre alfabetização havia existido ...

Saiba Mais 2005

Proalfa

O Proalfa foi criado para verificar os efeitos de ter sido ampliada, em Minas Gerais, a duração do ensino fundamental para nove anos. Desde 2004, as crianças desse estado ingressam aos seis anos de idade nas escolas da rede pública. Lançado em 2005, o Programa de Avaliação da Alfabetização foi desenvolvido pelo Ceale em conjunto

Saiba Mais 2005

Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)

Caixas e mais caixas enviadas a escolas de todo o país. Dentro delas, conhecimento. De quadrinhos a poesia, do último best seller a clássicos da literatura. Criado ...

Saiba Mais 2006

Revista Língua Escrita

Publicada entre 2007 e 2009, a revista eletrônica Língua Escrita teve como foco a discussão de temas ligados à escrita e suas interfaces com a oralidade. O perió...

Saiba Mais 2007

Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita

As diferentes concepções de letramento, cultura escrita e alfabetização, e a maneira como essas temáticas interferem nos campos da pesquisa e do ensino: essas ...

Saiba Mais 2007

Provinha Brasil

Desde 2008, professores de todo o Brasil contam com um instrumento para ajudá-los a reconhecer as dificuldades de leitura das crianças do 2º ano e tentar superar essas defasag...

Saiba Mais 2008

Tertúlia Literária

Compartilhar sensações, experiências e sentimentos despertados por um texto também faz parte da experiência da leitura. Foi com essa ideia que surgiu em 2009 o Tertúlia Literária, projeto que reúne mensalmente professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental e alunos de graduação da UFMG.

Os par

Saiba Mais 2009

2010


Programa de Mobilidade Capes/AULP

Um programa de mobilidade tem levado estudantes e pesquisadores brasileiros aos arquipélagos africanos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe desde 2012. Ao mesmo tempo,...

Saiba Mais 2012

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)

Professores de mais de 100 municípios mineiros participando de palestras, aulas, dinâmicas, jogos e leituras deleite. É esse o clima da Faculdade de Educação da...

Saiba Mais 2013

Congresso Brasileiro de Alfabetização

Em homenagem à professora Magda Soares, a Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) escolheu a Faculdade de Educação da UFMG como sede de se...

Saiba Mais 2013

Glossário Ceale

O que é um ambiente alfabetizador? Qual a diferença entre gêneros e tipos textuais? Como se dá o processo de decodificação? Essas são algumas das ...

Saiba Mais 2014

Base Nacional Comum Curricular

Aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação tem como uma de suas primeiras metas a serem cumpridas a criação de uma referência nacional para orientar escolas...

Saiba Mais 2015

Homenagem Paulo Freire

Na mesma época em que completa 25 anos, o Ceale teve seu trabalho reconhecido na 37ª Reunião Nacional da ANPEd. O Centro foi uma das 12 instituições agracia...

Saiba Mais 2015