Pesquisas ‚ÄĘ Segunda-feira, 04 de Mar√ßo de 2013, 11:10:00

T√≠tulo:¬† A constru√ß√£o de representa√ß√Ķes e identidades no contexto da educa√ß√£o escolar ind√≠gena: a escola e o ensino de l√≠ngua portuguesa em foco

Coordenadora:  M.Gorete Neto

Resumo:¬† A pesquisa trabalha com o estudo da escola ind√≠gena e do ensino de l√≠nguas realizado nas aldeias. O foco da pesquisa s√£o as rela√ß√Ķes entre a l√≠ngua portuguesa e o portugu√™s ind√≠gena, trabalhando com as quest√Ķes de metodologia, da apropria√ß√£o do portugu√™s padr√£o e do portugu√™s escolar e com a rela√ß√£o entre o portugu√™s ind√≠gena e a escolariza√ß√£o. A pesquisa tamb√©m objetiva compreender como os universit√°rios ind√≠genas lidam com a tens√£o entre o portugu√™s padr√£o das universidades e o portugu√™s que utilizavam nas aldeias.

Financiamento:  PRPq

Palavras-chave:¬†Representa√ß√Ķes, identidades, ensino de l√≠ngua portuguesa, educa√ß√£o escolar ind√≠gena