Alfabetização

Autor: Magda Soares

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A palavra alfabetização é de uso comum e frequente, não só no léxico específico de profissionais do ensino e da Educação, mas também no léxico de todos os indivíduos, alfabetizados ou não, de uma sociedade letrada. Entre estes últimos, há em geral concordância quanto ao conceito que a palavra alfabetização nomeia: pergunte-se a qualquer pessoa o que &eacu ...

Verbetes associados: Apropriação do sistema de escrita alfabética, Correspondência grafofonêmica, Letramento, Sistemas de escrita


Alfabetização de jovens e adultos

Autor: Francisca Izabel Pereira Maciel

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Em sentido estrito, alfabetização é o ensino e a aprendizagem do sistema alfabético de escrita. Assim, indivíduos alfabetizados – crianças, jovens ou adultos –  deverão ser capazes de codificar e decodificar esse sistema, por meio da escrita e da leitura.  O que difere a alfabetização de jovens e adultos da alfabetização de crianças é especialmente o público a quem se ...

Verbetes associados: Alfabetização, Alfabetização funcional, Analfabetismo, Cartilhas e materiais para aprender a ler, Letramento, Proposta de Paulo Freire para a alfabetização , Psicogênese da aquisição da escrita


Alfabetização digital

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

O termo alfabetização digital tem sido usado para designar um tipo de aprendizado da escrita que envolve signos, gestos e comportamentos necessários para ler e escrever no computador e em outros dispositivos digitais. Podemos pensar numa alfabetização feita com instrumentos digitais, em ambiente digital e no contexto de letramento digital. Os instrumentos digitais trazem novas formas de produção, transmissão, circulaç&at ...

Verbetes associados: Instrumentos de escrita, Letramento digital, Letramento visual, Multimodalidade, Sistemas de escrita, Suportes da escrita, Textos visuais


Articuladores textuais

Autor: Janice Helena Chaves Marinho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Articuladores textuais, ou marcadores discursivos, são expressões linguísticas, provenientes das classes de conjunções, advérbios, preposições, envolvidas na construção do sentido do texto.  Eles relacionam segmentos textuais de qualquer extensão (períodos, parágrafos, sequências textuais ou porções maiores do texto) e contribuem para a interpretação do enunc ...

Verbetes associados: Coerência textual, Coesão textual, Enunciação / enunciado, Recursos coesivos , Texto


Atividade didática

Autor: Sara Mourão Monteiro

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

As atividades didáticas constituem meios de organização do trabalho pedagógico em sala de aula, que concretizam um conjunto de procedimentos específicos, próprios da situação de ensino-aprendizagem e servem como mediadoras da relação entre os alunos e um objeto de conhecimento ou entre as relações sociais inerentes ao contexto pedagógico. Isso pressupõe que o processo de aprendizagem escola ...

Verbetes associados:


Avaliação Diagnóstica

Autor: Gladys Rocha

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Um conjunto expressivo da literatura denomina diagnóstica a avaliação realizada no início de determinado momento da escolaridade, visando à apreensão de aprendizagens relativas a processos e/ou percursos anteriores. Nessa acepção, a avaliação diagnóstica tem o objetivo de auxiliar no delineamento de pontos de partida de processos de ensino. No discurso pedagógico, a avaliação diagn& ...

Verbetes associados: Avaliação Externa, Descritor (de competência ou habilidade), Matriz de referência


Avaliação Externa

Autor: Gladys Rocha

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A avaliação externa à escola recebe essa denominação porque é concebida, planejada, elaborada, corrigida e tem seus resultados analisados fora da escola. Ela busca aferir o desempenho demonstrado pelos alunos, a fim de que seja possível confrontar o que o ensino é com o que deveria ser, do ponto de vista do alcance de algumas habilidades. Diferentemente da avaliação interna (diagnóstica ou formativa) em que ...

Verbetes associados: Avaliação Diagnóstica, Descritor (de competência ou habilidade), Matriz de referência, Escala de proficiência

Cartilhas e materiais para aprender a ler

Autor: Francisca Izabel Pereira Maciel, Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Nos verbetes de diferentes dicionários brasileiros, o termo cartilha “designa um pequeno caderno que contém as letras do alfabeto e os primeiros rudimentos para aprender a ler; carta do abc” (Houaiss); “é diminutivo de carta, livro ou carta para ensinar a ler” (Caldas Aulete); “é livro para ensinar a ler” (Koogan/Houaiss) ou, ainda, “é livro para aprender a ler" (Aurélio Buarque de Holanda). A difer ...

Verbetes associados: Livro didático de alfabetização , Método alfabético e de soletração, Método fônico ou fonético, Método global, Método silábico, Métodos e metodologias de alfabetização


Ciclo de alfabetização

Autor: Ceris Salete Ribas da Silva

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Utiliza-se na Educação brasileira a palavra ciclo para designar cada um dos níveis em que se divide o tempo do ensino público. A nova lógica temporal instituída pelos ciclos, em contraposição ao antigo sistema seriado, orienta-se pelas necessidades de aprendizagem do educando e, consequentemente, o tempo escolar passa a ser organizado em fluxos mais flexíveis, mais longos e mais adequados às  metas propostas pelo ...

Verbetes associados: Alfabetização, Avaliação Diagnóstica, Cultura escrita, Letramento, Progressão continuada


Coerência pragmática

Autor: Janice Helena Chaves Marinho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Os participantes de uma interação sempre esperam que o que é dito ou escrito faça sentido num contexto particular. O que eles têm em mente é uma suposição de coerência e, assim, conectam os significados dos enunciados, mesmo quando estes não estão explícitos no texto. Isso ocorre graças aos conhecimentos compartilhados por eles e à sua capacidade de inferência.  A construçã ...

Verbetes associados: Coerência textual, Situação comunicativa, Texto


Construtivismo

Autor: Maria das Graças de Castro Bregunci

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Do ponto de vista etimológico, o vocábulo Construtivismo deriva de termos latinos referentes ao ato de construir, constituir, estruturar ou formar. A utilização do substantivo Construtivismo ou do adjetivo Construtivista se aplica a diversas áreas do conhecimento, tais como Matemática, Arquitetura, Informática, Artes, Linguística, Sociologia, Psicologia, Pedagogia. No campo ...

Verbetes associados: Alfabetização, Apropriação do sistema de escrita alfabética, Apropriação da linguagem escrita na Educação Infantil , Conhecimentos prévios sobre a escrita, Letramento, Psicogênese da aquisição da escrita


Convenções da escrita

Autor: Neiva Costa Toneli

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A escrita da Língua Portuguesa é de base alfabética, o que significa o uso de letras (grafemas) para representar os sons (fonemas). O alfabeto é composto por vinte e seis letras e potencialmente oferece os elementos para se escrever todas as palavras já existentes na língua e quaisquer outras a serem criadas, em decorrência das necessidades comunicativas ou cognitivas da comunidade de usuários. Para representar os fonemas de nossa lín ...

Verbetes associados: Fonema, Grafema, Convenções ortográficas, Paragrafação, Pontuação, Segmentação de palavras, Sílaba, Sistemas de escrita, Tonicidade


Convenções ortográficas

Autor: Neiva Costa Toneli

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A ortografia da língua portuguesa é um sistema convencional de representação que prescreve a forma correta de se escrever as palavras, incluindo as letras, a acentuação gráfica e a segmentação das palavras. Se por um lado a ortografia facilita a vida do leitor, permitindo que um mesmo texto seja lido em qualquer variação dialetal, por outro lado complica enormemente a vida dos usuários da escrita, que precisam co ...

Verbetes associados: Apropriação do sistema de escrita alfabética, Convenções da escrita, Ortografia, Regras ortográficas, Segmentação de palavras, Sistemas de escrita, Texto

Círculo de leitura

Autor: Rildo Cosson

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Círculo de leitura é uma prática de leitura coletiva e compartilhamento de textos. A atividade, que também pode receber outros nomes, tais como clube de leitura, clube do livro, círculo de literatura, oficina de leitura, consiste basicamente na reunião de um grupo de pessoas, em encontros sucessivos, para discutir a leitura de uma obra literária ou não. Esses encontros podem ser realizados como parte do programa de leitura de uma b ...

Verbetes associados: Compreensão leitora, Comunidades de leitores, Leitura literária, Letramento Literário, Mediação literária na Educação Infantil, Práticas de leitura , Roda de leitura


Dislexia

Autor: Valéria Barbosa de Resende

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A dislexia é a uma dificuldade específica no módulo fonológico, ou seja, uma dificuldade para reconhecer, associar e ordenar os sons e as letras; os outros campos da linguagem, como o discurso, a sintaxe e a semântica não são afetados, e também não há comprometimento intelectual, auditivo ou visual. As dificuldades da pessoa com dislexia persistem mesmo quando ela está motivada, quando sua escolariza&cc ...

Verbetes associados: Consciência fonológica, Leitura , Ortografia

Escrita espelhada

Autor: Valéria Barbosa de Resende

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A escrita espelhada pode ser caracterizada por dois tipos de ocorrências: as rotações de letras e a mudança da posição da letra no interior da palavra. Nas rotações, as letras são rodadas sobre o próprio eixo; temos, por exemplo, as inversões das letras: p e q, b e d, u e n. A mudança de posição ocorre quando uma letra tem sua localização modificada dentro da palavra; por exemp ...

Verbetes associados: Dislexia, Estrutura Silábica, Grafema, Ortografia, Sílaba, Sílaba canônica


Escrita espontânea

Autor: Sara Mourão Monteiro

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Considerando que nosso sistema de escrita é alfabético, a escrita espontânea pode ser compreendida como toda a produção gráfica da criança que se encontra em processo de compreensão do princípio alfabético, mesmo quando ainda não domina este princípio. O espontâneo designa essa possibilidade de escrever mais livremente, sem restrições e preocupações em errar, seja na esco ...

Verbetes associados: Alfabetização, Apropriação do sistema de escrita alfabética, Avaliação Diagnóstica, Conhecimentos prévios sobre a escrita, Correspondência grafofonêmica, Psicogênese da aquisição da escrita


Evento interacional

Autor: Maria Lúcia Castanheira

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Evento interacional é um conceito analítico usado no exame do modo de construção da vida de um grupo social por meio da interação, verbal e não verbal, entre seus participantes, ao longo do tempo. O reconhecimento de que a vida social é produzida por meio da contínua interação entre participantes em situações comunicativas sustenta o interesse em se examinar como tais situações s&ati ...

Verbetes associados: Interação, Práticas e eventos de letramento , Situação comunicativa

Grafema

Autor: Gilcinei Teodoro Carvalho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Letra e grafema são termos que apresentam uma sutil distinção conceitual. Letra é um termo mais genérico, com um significado mais amplo. Grafema é um termo mais técnico que pretende dimensionar um caráter mais abstrato para as unidades escolhidas para grafar os sons. Nesta direção, diferentes tipos de letras podem registrar um mesmo grafema. Por exemplo, existem várias formas de grafar a prime ...

Verbetes associados: Caligrafia, Convenções da escrita, Fone, Fonema, Grafomotricidade, Legibilidade em textos impressos para crianças


Grafomotricidade

Autor: Valéria Barbosa de Resende

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Do ponto de vista etimológico, “grafo” vem do grego graphein e significa escrita; “motricidade”, vem do Latim motor, do verbo movere, “mover, deslocar”. Assim, o termo grafomotricidade diz respeito ao conjunto das funções neurológicas e musculares que possibilitam, aos seres humanos, os movimentos motores no ato da escrita. Os métodos tradicionais de alfabetização consider ...

Verbetes associados: Alfabetização digital, Caligrafia, Cópia, Instrumentos de escrita, Métodos e metodologias de alfabetização, Psicogênese da aquisição da escrita

Gêneros literários para crianças

Autor: Maria Zélia Versiani Machado

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A linguagem focalizada sob a perspectiva dos gêneros textuais se apresenta como matéria suscetível a classificações.  Dessa forma, textos e discursos podem ser identificados de acordo com os usos e as funções que eles ganham nas situações comunicativas. Aquilo que é estável em um gênero textual, ou seja, os elementos que nos levam a reconhecer uma notícia, um conto de fadas, um anúncio, uma lenda ...

Verbetes associados: Experiência estética literária, Gêneros e tipos textuais, Leitura literária, Letramento Literário, Literatura infantil, Mediação literária na Educação Infantil, Modos de ler na infância, Poesia infantil


Iletrismo

Autor: Anne-Marie Chartier, Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE, Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes / École Normale Supérieure de Lyon. França

(Tradução de Ceres Leite Prado)   Na década de 1980, o termo iletrismo passou a substituir a expressão “analfabetismo funcional”, que designava a incapacidade de compreender um texto simples relacionado à vida cotidiana. A dupla literacy / illiteracy, em inglês, foi traduzida como littératie/ illettrisme, em francês, e como letramento/iletrismo, em port ...

Verbetes associados: Alfabetização, Analfabetismo, Cultura escrita, Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, Letramento, Numeramento


Instrumentos de escrita

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Instrumentos de escrita podem ser definidos como aqueles objetos que constituem gestos e modos de escrever de cada tempo – ou seja, dispositivos que deixam marcas inscritas em determinados materiais ou suportes. Os instrumentos fazem parte das práticas sociais internas e externas à escola e podem alterar o modo como se aprende, as decisões em torno do ensino da leitura e da escrita e das formas de manuseio de cada um deles. Na Europa, e também no Br ...

Verbetes associados: Alfabetização digital, Caligrafia, Cultura escrita, Suportes da escrita


Interação

Autor: Maria Lúcia Castanheira

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Inter-ação: inter ‘no interior de dois; entre; no espaço de’ e ação ‘ato ou efeito de agir’. Interação,  segundo os dicionários: “influência mútua de órgãos ou organismos; ação recíproca de dois ou mais corpos”. O vocábulo interação –  em expressões como ...

Verbetes associados: Alfabetização, Alfabetização como processo discursivo, Condições de produção do texto, Discurso, Enunciação / enunciado, Letramento, Psicogênese da aquisição da escrita

Leitura Expressiva

Autor: Carlos Augusto Novais

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

O termo leitura admite vários complementos, apresentando diversas implicações pedagógicas para cada um deles. Assim, temos, por exemplo: leitura com pausas protocoladas, em voz alta, extensiva, intensiva, silenciosa. Cada um desses tipos exerce funções diferenciadas na escola, de acordo com a variedade de propósitos apresentados para o ensino/aprendizagem da leitura. Independentemente dessas particularidades, podemos afirmar que toda leit ...

Verbetes associados: Efeitos de sentido, Experiência estética literária, Fluência de leitura, Interpretação de leitura, Leitor proficiente, Leitura em voz alta, Leitura literária, Práticas de leitura

Leitura literária

Autor: Graça Paulino

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A leitura se diz literária quando a ação do leitor constitui predominantemente uma prática cultural de natureza artística, estabelecendo com o texto lido uma interação prazerosa. O gosto da leitura acompanha seu desenvolvimento, sem que outros objetivos sejam vivenciados como mais importantes, embora possam também existir. O pacto entre leitor e texto inclui, necessariamente, a dimensão imaginária, em que se destaca a linguage ...

Verbetes associados: Enunciação / enunciado, Experiência estética literária, Letramento Literário, Literatura infantil, Modos de ler na infância, Pacto ficcional


Letramento

Autor: Magda Soares

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Letramento é palavra que corresponde a diferentes conceitos, dependendo da perspectiva que se adote: antropológica, linguística, psicológica, pedagógica. É sob esta última perspectiva que a palavra e o conceito são aqui considerados, pois foi no campo do ensino inicial da língua escrita que letramento – a palavra e o conceito – foi introduzido no Brasil.  Posteriormente, o conceito de letramento se ...

Verbetes associados: Alfabetização, Cultura escrita, Letramento digital, Letramento escolar, Letramento Literário, Letramento visual, Numeramento, Práticas e eventos de letramento , Usos sociais da língua escrita


Letramento Literário

Autor: Rildo Cosson

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Letramento literário é o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem. Para entendermos melhor essa definição sintética, é preciso que tenhamos bem claros os seus termos. Primeiro, o processo, que é a ideia de ato contínuo, de algo que está em movimento, que não se fecha. Com isso, precisamos entender que o letramento literário começa com as cantigas de ninar e ...

Verbetes associados: Comunidades de leitores, Enunciação literária, Experiência estética literária, Intertextualidade, Leitura literária, Projetos de leitura e escrita literárias na alfabetização


Letramento escolar

Autor: Maria Lúcia Castanheira

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A expressão letramento escolar refere-se aos usos, às práticas e aos significados da língua escrita no contexto escolar. Tal designação decorre da compreensão de que o letramento varia de acordo com o contexto em que ocorrem eventos de letramento. Ler e escrever na escola são processos que se diferenciam de ler e escrever fora da escola, pois o quê, como, quando, para que se lê ou se ...

Verbetes associados: Cultura escrita, Letramento, Práticas de leitura , Práticas e eventos de letramento , Situação comunicativa, Usos sociais da língua escrita


Letramento visual

Autor: Celia Abicalil Belmiro

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

  Cada cultura produz suas linguagens, sejam verbais, sonoras, visuais, gestuais, entre outras, e com elas ergue seu mundo de referências. Dentre todas, as imagens se constituem por signos visuais que compõem e ordenam nossas formas de ver e de reconhecer o que nos cerca. As imagens que nos rodeiam são armazenadas na nossa memória e vão organizando significados. Podemos dizer, então, que geramos imagens no nosso presente a partir de nossas viv&ec ...

Verbetes associados: Letramento, Leitura literária, Livro de imagens, Multimodalidade, Textos multimodais, Textos visuais


Literatura Indígena

Autor: Carlos Augusto Novais

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Ainda não há consenso sobre o uso da expressão Literatura Indígena. Afinal, sob o conceito de “indígena” reconhecem-se, atualmente, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 305 grupos étnicos, com culturas e histórias próprias, falando 274 línguas. Portanto, encontrar uma denominação de referência geral não é muito simples. Outras ...

Verbetes associados: Leitura literária, Letramento Literário, Literatura e Diversidade Cultural, Literatura oral, Reconto


Literatura e Diversidade Cultural

Autor: Aracy Alves Martins

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Se buscarmos, nos dicionários mais utilizados no Brasil, definições para a expressão “diversidade cultural”, encontraremos, primeiramente, significados para o termo diversidade, no campo semântico de diverso, plural, múltiplo, no sentido de várias possibilidades, facetas. Por esse ponto de vista, cada ser humano ou cada grupo busca sua identidade, distinguindo-se em função das riquezas da sua singularidade. Entret ...

Verbetes associados: Bebetecas (bibliotecas para a primeira infância), Comunidades de leitores, Contação de histórias, Gêneros literários para crianças, Letramento Literário, Letramento visual, Literatura Indígena , Políticas públicas de leitura literária


Literatura oral

Autor: Josiley Francisco de Souza

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Literatura oral é uma expressão utilizada para designar um conjunto de textos em prosa e verso transmitidos oralmente (contos, lendas, mitos, adivinhações, provérbios, parlendas, cantos) e que se apresentam de modo diferente do falar cotidiano. Esse termo foi empregado pela primeira vez no século XIX, pelo francês Paul Sébillot, no livro Littérature Orale de la Haute-Bretagne, publicado em 1881. Cabe destacar que ...

Verbetes associados: Contação de histórias, Interação verbal, Oralidade, Oralidade e escrita , Produção de textos orais, Reconto


Livro didático de alfabetização

Autor: Ceris Salete Ribas da Silva

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

O livro didático de alfabetização é um material didático impresso, organizado segundo determinada proposta pedagógica, uma progressão claramente definida e uma forma didática adequada às habilidades cognitivas próprias ao ensino e à aprendizagem dos processos de alfabetização e letramento, conhecimentos que se inserem na disciplina curricular de Língua Portuguesa.    &nbs ...

Verbetes associados: Alfabetização, Ciclo de alfabetização, Cultura escrita, Leitura , Letramento, Livro didático de Língua Portuguesa, Oralidade


Método alfabético e de soletração

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Empregado desde a antiguidade até meados do século XIX, em vários locais cujo sistema de escrita é o alfabético, o método alfabético pode ser considerado o mais antigo. Segue o princípio geral dos métodos sintéticos, de centrar a atenção do aprendiz em unidades menores e abstratas, a serem combinadas progressivamente. Em sua estrutura mais básica, propõe aprender os nomes das letras do alfa ...

Verbetes associados: Consoantes, Estrutura Silábica, Métodos e metodologias de alfabetização, Sílaba, Sonoridade, Vogais

Método fônico ou fonético

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

O método fônico ou fonético integra o conjunto dos métodos sintéticos que privilegiam as correspondências grafofônicas. Seu princípio organizativo é a ênfase na relação direta entre fonema e grafema, ou seja, entre o som da fala e a escrita. Este método surge como uma reação às críticas à soletração, e seu uso é mencionado na França, por V ...

Verbetes associados: Correspondência grafofonêmica, Fonema, Grafema, Método alfabético e de soletração, Métodos e metodologias de alfabetização


Método global

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

O método global integra o conjunto dos métodos analíticos que se orientam no sentido do todo para as partes. Defende que a criança percebe as coisas e a linguagem em seu aspecto global, que a leitura é uma atividade de interpretação de ideias e que a análise de partes deve ser um processo posterior.   No final do século XIX e início do XX, o método global encontra sólido apoio na teoria ...

Verbetes associados: Gêneros e tipos textuais, Métodos e metodologias de alfabetização, Sentido, significado e significação


Método natural/ método Freinet/ método de linguagem integral

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Segundo Gilda Rizzo Soares, o método natural foi implementado no Brasil em 1946, no Instituto de Educação do Rio de Janeiro, a partir de estudos de Heloisa Marinho, em colaboração com Lourenço Filho, inspirados em pesquisas alemãs. Sua análise comparativa de métodos de alfabetização apontou relações entre método global e método natural, com algumas diferenças: no segu ...

Verbetes associados: Decodificação, Fonema, Método global, Métodos e metodologias de alfabetização, Situação comunicativa, Sonoridade, Texto, Usos sociais da língua escrita


Método silábico

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Posicionado no grupo dos métodos sintéticos, que se organizam das partes para o todo, o método silábico se caracteriza pela apresentação visual de sílabas prontas, sem forçar a articulação das consoantes com as vogais, e sem destacar as partes que compõem a sílaba. O princípio básico é que a consoante só pode ser emitida se apoiada na vogal; logo, somente a sílaba (e n& ...

Verbetes associados: Consoantes, Decodificação, Estrutura Silábica, Fala, Fonologia, Métodos e metodologias de alfabetização, Sílaba, Sílaba canônica, Sonoridade, Vogais


Métodos de palavração e de sentenciação

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Os métodos de palavração e de sentenciação são agrupados no conjunto de métodos analíticos que partem de unidades de significado. Alguns autores também os chamam de globais, destacando algumas diferenças. No método de palavração, a ênfase recai na palavra, e não no texto; na sentenciação, a ênfase incide na palavra ou na frase. Comênio & ...

Verbetes associados: Método global, Métodos e metodologias de alfabetização, Palavra, Sílaba


Métodos e metodologias de alfabetização

Autor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Os métodos clássicos de alfabetização são divididos em sintéticos e analíticos. Os primeiros métodos utilizados no ensino da escrita foram os sintéticos. Vários deles permanecem até os dias atuais, baseados em um pressuposto central: o de que a compreensão do sistema de escrita se faz sintetizando/juntando unidades menores, que são analisadas para estabelecer a relação entre a fala e ...

Verbetes associados: Método alfabético e de soletração, Método fônico ou fonético, Método global, Método natural/ método Freinet/ método de linguagem integral , Métodos de palavração e de sentenciação, Método silábico, Proposta de Paulo Freire para a alfabetização


Palavra canônica

Autor: Gilcinei Teodoro Carvalho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Na língua portuguesa, há uma variedade de composição de palavras, segundo diversos aspectos: a) número de sílabas (palavras de uma só sílaba – má, é, a – e até mais de cinco – necessariamente, paralelepípedo); b) localização do acento (palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas) e c) constituição silábica (palavras co ...

Verbetes associados: Dislexia, Estrutura Silábica, Léxico, Palavra, Segmentação de palavras, Sílaba, Sílaba canônica, Tonicidade

Poesia infantil

Autor: Maria Zélia Versiani Machado

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Poesia e infância se confundem. No famoso texto “A Educação do ser poético”, Drummond pergunta ao leitor: Por que motivo as crianças, de modo geral, são poetas e, com o tempo, deixam de sê-lo? Em uma das passagens do ‘clássico’ “Homo Ludens, Huizinga coloca lado a lado o poeta e a criança. Para ele, o adulto precisaria de uma espécie de capa mágica, com a qual resgata ...

Verbetes associados: Bebetecas (bibliotecas para a primeira infância), Experiência estética literária, Gêneros literários para crianças, Leitura literária, Letramento Literário, Literatura infantil, Literatura oral, Modos de ler na infância


Políticas públicas de leitura literária

Autor: Aparecida Paiva

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

As políticas públicas podem ser entendidas como a materialização do Estado, já que a sua formulação tem uma relação direta com o modelo de sociedade vigente ou a ser implantado. Em particular, são as políticas culturais e, sobretudo, educacionais que dão concretude e visibilidade ao modelo de sociedade a ser implantado pelo Estado, por meio de seus governos, sendo elas parte de um plano mais geral que visa ao des ...

Verbetes associados: Cultura escrita, Leitura , Leitura literária, Letramento Literário, Literatura infantil, Mediação literária na Educação Infantil, Mediadores de leitura


Projeto de trabalho na alfabetização

Autor: Ceris Salete Ribas da Silva

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

O Projeto de trabalho é uma das possibilidades didáticas de organização do planejamento dos conteúdos curriculares. A opção por esse procedimento favorece o desenvolvimento de algumas habilidades cognitivas e linguísticas importantes, tais como o posicionamento crítico dos alunos diante de informações e a comunicação de resultados de investigações, em resposta a problemas ou quest&ot ...

Verbetes associados: Alfabetização, Atividade didática, Cultura escrita, Gêneros e tipos textuais, Letramento, Práticas de leitura , Práticas e eventos de letramento , Produção de textos escritos, Produção de textos orais, Projetos de leitura e escrita literárias na alfabetização, Rotinas na alfabetização


Proposta de Paulo Freire para a alfabetização

Autor: Francisca Izabel Pereira Maciel

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Ainda que a referência mais conhecida seja Método Paulo Freire, este autor jamais criou um método de alfabetização. Proposta é um termo mais adequado aos fundamentos defendidos pelo educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Um deles consistia na criação de um “Círculo de Cultura”, constituído por uma turma de alfabetizandos e um professor orientador, que incentivava os alunos a falarem de suas vidas na ...

Verbetes associados: Alfabetização de jovens e adultos, Analfabetismo, Fonema, Métodos e metodologias de alfabetização, Palavra


Psicogênese da aquisição da escrita

Autor: Maria das Graças de Castro Bregunci

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa, processo que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, desde os anos iniciais da infância, e aplica-se a qualquer objeto ou campo de conhecimento. No campo da aquisição da escrita, esta concepção se associa aos estudos psicogenéticos de Em&iac ...

Verbetes associados: Apropriação da linguagem escrita na Educação Infantil , Apropriação do sistema de escrita alfabética, Conhecimentos prévios sobre a escrita, Consciência fonológica na alfabetização, Construtivismo, Correspondência grafofonêmica, Fonema, Grafema, Interação, Palavra, Realismo nominal , Zona de desenvolvimento proximal


Sistemas de escrita

Autor: Gilcinei Teodoro Carvalho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A classificação de um sistema de escrita depende fundamentalmente da sua possibilidade de indicar uma lógica de funcionamento que permita atribuir a ele certa regularidade e, portanto, justificar a existência de um sistema, com a complexidade prevista nos seus dispositivos de organização. Assim, dois princípios básicos regem a definição sobre o que um sistema vai prioritariamente registrar: o significado (e se ...

Verbetes associados: Apropriação do sistema de escrita alfabética, Fonema, Convenções da escrita, Convenções ortográficas, Ortografia, Regras ortográficas, Signo linguístico

Textos visuais

Autor: Celia Abicalil Belmiro

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Aceitar que as imagens podem se constituir como textos é poder dizer que, antes de tudo, elas se estruturam na forma de um texto visual que pode ser lido. A questão que se coloca é como podemos ler esse texto imagético. Lembramos que a definição de texto toma por base as teorias linguísticas atuais que vêm ampliando esse conceito como uma produção, seja verbal, sonora, gestual, imagética, em qualquer situaçã ...

Verbetes associados: Experiência estética literária, Gêneros literários para crianças, Ilustração em livros de literatura infantil, Intertextualidade, Letramento Literário, Literatura infantil, Livro de imagens, Multimodalidade,

Textualidade

Autor: Maria da Graça Costa Val

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros. Trata-se de um componente da competência textual dos falantes, que lhes permite produzir textos adequados e interpretar como textos as ...

Verbetes associados: Coerência textual, Coesão textual, Competência comunicativa, Interação verbal, Intertextualidade, Recursos coesivos , Retextualização, Situação comunicativa, Texto


Zona de desenvolvimento proximal

Autor: Maria das Graças de Castro Bregunci

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica, formulado originalmente por Vygotsky, na década de 1920. Na explicitação mais difundida, a ZDP é descrita como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos poss&iac ...

Verbetes associados: Apropriação do sistema de escrita alfabética, Avaliação Diagnóstica, Construtivismo, Evento interacional, Interação, Mediação literária na Educação Infantil, Mediadores de leitura , Psicogênese da aquisição da escrita