25ª Semana do Conhecimento da UFMG premia trabalho do Proef-1

Tema do projeto contemplado explorou o cordel no ensino de literatura na EJA

Geral ‚ÄĘ Quinta-feira, 27 de Outubro de 2016, 12:09:00

Ap√≥s a exposi√ß√£o de trabalhos vinculados ao ensino, √† pesquisa e √† extens√£o, a 25¬™ edi√ß√£o da Semana do Conhecimento da UFMG realizou na √ļltima sexta-feira, 21, a cerim√īnia de premia√ß√£o dos destaques, que s√£o avaliados por bancas formadas por professores da UFMG e representantes de institui√ß√Ķes parceiras. Um dos destaques premiados na √°rea de extens√£o, que integrou o XIX Encontro de Extens√£o da Semana, foi o trabalho ‚ÄúLiteratura na Educa√ß√£o de Jovens e Adultos: explorando o Cordel‚ÄĚ ‚Äď premiado na √°rea tem√°tica de Educa√ß√£o.

O trabalho √© de autoria da bolsista do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 1¬ļ segmento (PROEF 1) na UFMG Sarah Cardoso, com co-autoria das tamb√©m bolsistas do Proef Vanilia Santos e Mariana Beirigo, e contou com a ajuda das demais bolsistas e orienta√ß√£o da professora da FaE Francisca Maciel. A proposta, que integrou um conjunto de atividades pedag√≥gicas desenvolvidas no Proef 1, foi a de utilizar o cordel ‚Äúcomo¬† desencadeador de pr√°ticas liter√°rias‚ÄĚ nas turmas de jovens e adultos.

A escolha do g√™nero foi devido a sua forte rela√ß√£o com a oralidade e aos temas do cotidiano relacionados ao universo dos alunos, favorecendo a identifica√ß√£o dos leitores. Os objetivos das autoras foram articular esses temas com as particularidades dos alunos, favorecer a frui√ß√£o liter√°ria na forma√ß√£o de leitores e produtores de textos, desenvolver a consci√™ncia fonol√≥gica e aprimorar o conhecimento das rela√ß√Ķes entre grafema e fonema.

O projeto ocorreu principalmente nas aulas de literatura, mas foi integrado com outras disciplinas. Dentre as atividades, foram realizadas feira de cordéis, leitura oral, rodas de conversas, jogos de palavras, advinhação, contação de histórias e recontos. Os alunos também foram convidados a imaginar o desencadeamento das narrativas, exercitar rimas e realizar atividades de interpretação dos textos.

Ap√≥s an√°lise da participa√ß√£o dos alunos em sala de aula e dos materiais produzidos, foi observado maior interesse por g√™neros textuais liter√°rios e as¬†atividades propostas favoreceram o desenvolvimento de capacidades mais espec√≠ficas da alfabetiza√ß√£o e ortografia. Para as autoras, ‚Äúos resultados alcan√ßados com a realiza√ß√£o deste projeto reafirmam o valor da leitura liter√°ria na forma√ß√£o de leitores e produtores de textos.‚ÄĚ

Semana do Conhecimento

A Semana do Conhecimento √© um evento que ocorre anualmente na UFMG com o objetivo de proporcionar visibilidade ao conhecimento produzido pela Universidade, sendo realizado nos campi Belo Horizonte e Montes Claros. Al√©m da exposi√ß√£o de trabalhos cient√≠ficos, a programa√ß√£o conta com palestras, workshops, mesas-redondas, debates e apresenta√ß√Ķes culturais. Neste ano, o tema do evento foi ‚ÄúCultivar Vidas: Ci√™ncia e Sociedade‚ÄĚ, com a proposta de ‚Äúrealizar uma reflex√£o sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela universidade em di√°logo com setores da sociedade‚ÄĚ.¬†