25ª Semana do Conhecimento da UFMG premia trabalho do Proef-1

Tema do projeto contemplado explorou o cordel no ensino de literatura na EJA

Geral • Quinta-feira, 27 de Outubro de 2016, 12:09:00

Após a exposição de trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão, a 25ª edição da Semana do Conhecimento da UFMG realizou na última sexta-feira, 21, a cerimônia de premiação dos destaques, que são avaliados por bancas formadas por professores da UFMG e representantes de instituições parceiras. Um dos destaques premiados na área de extensão, que integrou o XIX Encontro de Extensão da Semana, foi o trabalho “Literatura na Educação de Jovens e Adultos: explorando o Cordel” – premiado na área temática de Educação.

O trabalho é de autoria da bolsista do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 1º segmento (PROEF 1) na UFMG Sarah Cardoso, com co-autoria das também bolsistas do Proef Vanilia Santos e Mariana Beirigo, e contou com a ajuda das demais bolsistas e orientação da professora da FaE Francisca Maciel. A proposta, que integrou um conjunto de atividades pedagógicas desenvolvidas no Proef 1, foi a de utilizar o cordel “como  desencadeador de práticas literárias” nas turmas de jovens e adultos.

A escolha do gênero foi devido a sua forte relação com a oralidade e aos temas do cotidiano relacionados ao universo dos alunos, favorecendo a identificação dos leitores. Os objetivos das autoras foram articular esses temas com as particularidades dos alunos, favorecer a fruição literária na formação de leitores e produtores de textos, desenvolver a consciência fonológica e aprimorar o conhecimento das relações entre grafema e fonema.

O projeto ocorreu principalmente nas aulas de literatura, mas foi integrado com outras disciplinas. Dentre as atividades, foram realizadas feira de cordéis, leitura oral, rodas de conversas, jogos de palavras, advinhação, contação de histórias e recontos. Os alunos também foram convidados a imaginar o desencadeamento das narrativas, exercitar rimas e realizar atividades de interpretação dos textos.

Após análise da participação dos alunos em sala de aula e dos materiais produzidos, foi observado maior interesse por gêneros textuais literários e as atividades propostas favoreceram o desenvolvimento de capacidades mais específicas da alfabetização e ortografia. Para as autoras, “os resultados alcançados com a realização deste projeto reafirmam o valor da leitura literária na formação de leitores e produtores de textos.”

Semana do Conhecimento

A Semana do Conhecimento é um evento que ocorre anualmente na UFMG com o objetivo de proporcionar visibilidade ao conhecimento produzido pela Universidade, sendo realizado nos campi Belo Horizonte e Montes Claros. Além da exposição de trabalhos científicos, a programação conta com palestras, workshops, mesas-redondas, debates e apresentações culturais. Neste ano, o tema do evento foi “Cultivar Vidas: Ciência e Sociedade”, com a proposta de “realizar uma reflexão sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela universidade em diálogo com setores da sociedade”.