A alegria da infância

Escritora Ângela Lago é homenageada no XII Jogo do Livro, com memorial na FaE


     

Acontece • Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017, 12:26:00

Ângela Lago foi uma escritora e ilustradora mineira que deixou grande legado e, por isso, é uma das homenageadas no XII Jogo do Livro e II Seminário Internacional Latino-Americano: Palavras em Deriva. Além da recitação de um texto da escritora na noite de abertura, um memorial em sua homenagem foi instalado na Faculdade de Educação, onde suas obras estão disponíveis para leitura. O coordenador do evento e professor da FaE, Guilherme Trielli, ressalta que o objetivo da instalação foi demonstrar o lúdico, a brincadeira, que segundo ele, sempre esteve presente na autora, tanto como pessoa, quanto como artista, afirmando que ela trazia consigo “talvez um das formas mais altas de sabedoria”, que é a alegria da infância.

 

Ângela teve a maior parte da sua obra dedicada ao público infantil. Além de livros escritos e ilustrados, a autora, muito aberta às novas tecnologias, também mantinha um site, com experiências em narrativas digitais para crianças - e algumas construídas junto a elas. A conexão com o mundo infantil sempre esteve presente na vida e na obra da escritora, como afirma Guilherme: “essa criança que a gente traz dentro e que algumas pessoas têm a alegria de conseguir estar sempre em contato com ela, acho que a   ngela Lago com certeza foi uma dessas pessoas que conseguiu isso.” “Acho que pensar em  ngela Lago é pensar em vida, na sua forma talvez mais forte que é a infância, e é uma alegria saber que a gente vai poder continuar convivendo com a  ngela vida afora através do trabalho dela, da herança que ela deixou pra gente, pra todos nós”, finaliza o professor.

 

O Jogo do Livro segue com suas atividades, como oficinas, palestras e apresentações, até dia 11, na FaE.

 

Entrevista

 

A última edição do jornal Letra A, trouxe uma entrevista com a escritora  ngela Lago, concedida alguns meses antes de sua partida. Nela a autora fala um pouco da sua obra, sua relação com a infância, com a literatura, como ela utiliza novos meios tecnológicos para criar ferramentas de alfabetização e mais. A entrevista  pode ser lida na íntegra  aqui.