Abertura do projeto ‚ÄėLeituras em Conex√£o‚Äô

Palestra realizada na sexta (18) deu início à formação de articuladores de leitura nas escolas da rede municipal de Belo Horizonte, realizada em parceria com o Ceale

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017, 14:06:00

Foto: Divulgação

Na √ļltima sexta-feira (18), o pesquisador do Ceale Rildo Cosson realizou palestra no teatro Francisco Nunes com o tema ‚ÄúPrograma escolar de leitura: sua escola tem?‚ÄĚ.¬† A discuss√£o deu in√≠cio ao curso ‚ÄúLeituras em Conex√£o: forma√ß√£o de articuladores de leitura das Escolas Municipais de Belo Horizonte‚ÄĚ e fez parte do Sal√£o do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais. O projeto √© mais uma parceria do Ceale com a Prefeitura de Belo Horizonte e visa a melhoria e o incentivo das pr√°ticas da leitura dos alunos da Rede Municipal da cidade.

Em sua apresenta√ß√£o, o professor Rildo refor√ßou o papel da escola na forma√ß√£o de leitores e fez uma breve introdu√ß√£o sobre o que √© saber ler. Ele afirmou a import√Ęncia de, quando se pensa nessa habilidade, descentralizar o livro e entender que a leitura vai muito al√©m das palavras escritas: ‚ÄúH√° muitos modos de ler e muitos objetos a serem lidos‚ÄĚ, afirmou o pesquisador. Ele explicou como √© a proposta de um projeto de leitura na escola, dando exemplos de atividades a serem feitas e de resultados obtidos em locais onde foi aplicado. O professor encerrou sua fala com a leitura do conto ‚ÄúO Rei que queria dobrar a morte‚ÄĚ e finalizou com a fala: ‚ÄúLer √© perguntar: √© uma pergunta que gera uma resposta, que gera outra pergunta, que gera outra resposta... e assim nos tornamos leitores‚ÄĚ.

Estavam presente tamb√©m a pesquisadora do Ceale Maria Z√©lia Versiani, coordenadora do projeto ‚ÄúLeituras em Conex√£o‚ÄĚ, que agradeceu a presen√ßa do professor Rildo, do p√ļblico e a parceria com a PBH; e tamb√©m a Secret√°ria da Educa√ß√£o¬† ngela Dalben, que tamb√©m agradeceu a parceria e refor√ßou que a realiza√ß√£o do projeto n√£o seria poss√≠vel sem a o trabalho conjunto de todos os envolvidos: ‚ÄúAlegria de ter a parceria com o Ceale, que acredito √© o maior Centro de pesquisa em leitura e escrita do Brasil e assim, eu acredito que a Rede Municipal de ensino de Belo Horizonte seja tamb√©m a maior do Brasil. Ensinar a ler √© a grande fun√ß√£o social da escola‚ÄĚ, disse a Secret√°ria.