Abertura do projeto ‘Leituras em Conexão’

Palestra realizada na sexta (18) deu início à formação de articuladores de leitura nas escolas da rede municipal de Belo Horizonte, realizada em parceria com o Ceale

Acontece • Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017, 14:06:00

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (18), o pesquisador do Ceale Rildo Cosson realizou palestra no teatro Francisco Nunes com o tema “Programa escolar de leitura: sua escola tem?”.  A discussão deu início ao curso “Leituras em Conexão: formação de articuladores de leitura das Escolas Municipais de Belo Horizonte” e fez parte do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais. O projeto é mais uma parceria do Ceale com a Prefeitura de Belo Horizonte e visa a melhoria e o incentivo das práticas da leitura dos alunos da Rede Municipal da cidade.

Em sua apresentação, o professor Rildo reforçou o papel da escola na formação de leitores e fez uma breve introdução sobre o que é saber ler. Ele afirmou a importância de, quando se pensa nessa habilidade, descentralizar o livro e entender que a leitura vai muito além das palavras escritas: “Há muitos modos de ler e muitos objetos a serem lidos”, afirmou o pesquisador. Ele explicou como é a proposta de um projeto de leitura na escola, dando exemplos de atividades a serem feitas e de resultados obtidos em locais onde foi aplicado. O professor encerrou sua fala com a leitura do conto “O Rei que queria dobrar a morte” e finalizou com a fala: “Ler é perguntar: é uma pergunta que gera uma resposta, que gera outra pergunta, que gera outra resposta... e assim nos tornamos leitores”.

Estavam presente também a pesquisadora do Ceale Maria Zélia Versiani, coordenadora do projeto “Leituras em Conexão”, que agradeceu a presença do professor Rildo, do público e a parceria com a PBH; e também a Secretária da Educação  ngela Dalben, que também agradeceu a parceria e reforçou que a realização do projeto não seria possível sem a o trabalho conjunto de todos os envolvidos: “Alegria de ter a parceria com o Ceale, que acredito é o maior Centro de pesquisa em leitura e escrita do Brasil e assim, eu acredito que a Rede Municipal de ensino de Belo Horizonte seja também a maior do Brasil. Ensinar a ler é a grande função social da escola”, disse a Secretária.