Abertura do VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita

Evento contou com homenagens a Brian Street e com mesa redonda.

Geral • Segunda-feira, 31 de Julho de 2017, 09:37:00

Na tarde de ontem (30), na Faculdade de Educação da UFMG, deu-se início o VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, tendo como tema as “Relações entre Linguagem e Poder em Contextos Educacionais”.

Após a abertura oficial, realizada com a presença de Juliane Corrêa (FaE/UFMG), Maria de Fátima Cardoso Gomes (Fae/UFMG), Valéria Resende (Fae/UFMG)  e de Gilcinei Teodoro Carvalho (Fae/UFMG),  foi realizada uma emocionante homenagem ao Prof. Brian Street, professor emérito do King's College London, cujas contribuições foram fundamentais para os debates e para as formulações teóricas nos estudos em educação e linguagem.

O evento contou também, logo no seu primeiro dia, com uma mesa redonda. Os ilustres participantes Brian Morgan (York University), David Bloome (The Ohio State University) e Miriam Jorge (Universidade Federal de Minas Gerais) apresentaram suas pesquisas e conversaram com o público presente.

“A ideia de conversação e de debate é o que nos move nesse evento evento acadêmico”, declarou Gilcinei Teodoro de Carvalho. “Por essa razão, estimulamos a aproximação das pessoas em painéis que possam fomentar debates e conversas, que se estendam pelos corredores e por outros espaços e tempos”. Tais debates ocorrerão ainda no dia 31 e 01 de agosto, e a programação completa pode ser conferida no link.