Base Nacional Comum: segunda versão é entregue para avaliação final

Solenidade ocorreu em Brasília e inicia nova etapa da BNCC


     

Acontece • Quarta-feira, 04 de Maio de 2016, 14:47:00

   Foto: Isabelle Araújo/Assessoria de Comunicação Social do MEC

Na tarde de ontem, dia 3, foi entregue em solenidade a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular. Com mais de 12 milhões de contribuições, o documento, que foi entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE), foi apresentado pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante, para a avaliação final sobre o documento após a etapa de discussão nos estados. 

O ministro lembrou, ainda, os efeitos, em médio e longo prazo, que a Base trará para a educação brasileira. “Ela vai deflagrar um processo muito rico de aprimoramento na formação dos professores, de aprimoramento na produção do livro didático e nas avaliações do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais], desde a ANA [Avaliação Nacional da Alfabetização], a Prova Brasil, o Ideb [índice de desenvolvimento da educação básica] e o próprio Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, disse. “Tudo isso será revisitado a partir da BNCC."

As principais mudanças foram feitas nas áreas de educação infantil, ensino médio, língua portuguesa e história. Na educação infantil, a relação entre o ensino para os pequenos e a alfabetização e as faixas etárias relativas a essa modalidade ficaram mais bem explicitadas. O ensino médio passou a ser dividido por unidades curriculares e há mais articulação com o ensino técnico-profissionalizante a partir das quatro áreas temáticas incluídas nessa fase da vida estudantil. 

Em língua portuguesa, a influência dos clássicos lusitanos foi reforçada, e em História, há a valorização das culturas africana e indígena, e um maior destaque ao caráter ocidental na formação da sociedade brasileira.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) serão os condutores da nova etapa da Base, e promoverão seminários nas 27 unidades federativas até junho próximo, para dar continuidade ao processo de discussão do documento.

Ceale na Base

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), órgão da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, foi convidado pelo MEC para realizar a coordenação institucional da Base. Assim, o Ceale vem conduzindo, desde maio do ano passado, toda a parte administrativa do processo, além de participar do grupo que discute as referências para o ensino de Língua Portuguesa e alfabetização.

 

Com material da Assessoria de Comunicação Social do MEC