Cartilhas: ideários, práticas pedagógicas e editoriais

Pesquisa • Segunda-feira, 04 de Março de 2013, 11:05:00

Título:  Cartilhas: ideários, práticas pedagógicas e editoriais: construção de repertórios analíticos e de conhecimento sobre a história da alfabetização, do livro, da leitura e das práticas editoriais – MG/RS/MT/ES/AM/UFF

Coordenadora: Isabel Frade

Resumo: Programa de pesquisa de caráter interinstitucional, com protocolo de cooperação envolvendo UFMG, UFRS, UFMT, UFRJ, UFES e UFAM. O objetivo geral do projeto é construir uma história sobre a alfabetização no Brasil, mediante a análise da produção  e consumo de cartilhas e  de outros materiais; e do estudo das prescrições, práticas e apropriações de ideários pedagógicos nos 6 estados do projeto. Com o recorte temporal situado entre 1834 e 1997, o projeto visa: repertoriar os acervos de cartilhas e outros materiais de alfabetização; realizar estudos comparativos das cartilhas mais utilizadas nos seis estados; descrever e analisar as cartilhas mais utilizadas buscando estabelecer seus pressupostos teóricos e suas propostas metodológicas; produzir um bando de dados sobre cartilhas e outras fontes documentais relevantes. Além de dados mais gerais, a investigação pretende aprofundar estudos sobre determinado cartilha, visando realizar estudos verticalizados sobre a autoria, sobre o processo de edição, sobre o impresso e sua recepção. O projeto já tem como resultado o livro História da Alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT – Séc. XIX e XX). UFMG/FAE,2006), com  um repertório de três estados, envolvendo mais de 500 cartilhas e um levantamento de fontes envolvendo pedidos, remessas, relatórios de inspetores. O grupo de seis universidades também registra outro balanço no livro e Estudos de história da alfabetização e da leitura na escola. (UFES, 2010).

Financiamento:  Não possui

Palavras-chave:  Cartilhas, ideários, práticas pedagógicas