Ceale Debate aborda alfabetização e novas mídias

Evento do dia 24 de abril traz resultados e reflex√Ķes de pesquisa realizada em escola municipal de BH

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 12 de Abril de 2017, 13:00:00

Para discutir as contribui√ß√Ķes das novas tecnologias para a alfabetiza√ß√£o, especialmente no contexto das escolas p√ļblicas, o Ceale Debate de abril traz como tema "Alfabetiza√ß√£o e novas tecnologias: o que a pesquisa com professores da educa√ß√£o b√°sica tem a dizer?". As debatedoras ser√£o as pesquisadoras do projeto "Atividades e jogos digitais de alfabetiza√ß√£o", realizado em uma escola municipal de Belo Horizonte desde 2013. Integram a mesa a coordenadora Isabel Frade (UFMG) e as integrantes da pesquisa M√īnica Ara√ļjo (UFMG), Julianna Gl√≥ria (Univale) e F√°tima Cafiero (EM Jos√© Madureira Horta). O evento ser√° realizado no dia 24 de abril (segunda-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antonio Carlos, 6.627).

Resumo da apresentação

O uso de novas tecnologias contribui para a alfabetiza√ß√£o? Em que sentido? ¬†¬†O que ocorre com crian√ßas de escola p√ļblica quando as novas tecnologias s√£o incorporadas ao ciclo de alfabetiza√ß√£o? Que desafios e possibilidades se colocam para a aquisi√ß√£o do sistema de escrita e para o letramento, quando a escola incorpora as tecnologias digitais? Trabalhando com pressupostos da hist√≥ria da leitura e do livro, do letramento digital e ¬†multimodalidade aplicada √† alfabetiza√ß√£o, discutiremos resultados de uma pesquisa ¬†realizada juntamente com ¬†professora de uma escola p√ļblica, ¬†por tr√™s anos consecutivos. ¬†Na an√°lise dos resultados, ¬†comentamos ocorr√™ncias e produtos relacionados a tr√™s tipos de atividades: jogos digitais, ¬†produ√ß√£o de texto e leitura na tela. A partir delas, real√ßamos o potencial dos dispositivos digitais e da Internet ¬†como mais um instrumento de alfabetiza√ß√£o utilizado pela escola, evidenciando como as crian√ßas operam com os recursos, com os ¬†multimodos e ¬†formatos, convivendo e atuando, ¬†desde o in√≠cio do processo de apropria√ß√£o do sistema de escrita alfab√©tica, ¬†com elementos da cultura escrita digital.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas e podem ser realizadas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:¬†bit.ly/cealedebate-abril. As vagas s√£o limitadas.

Mais informa√ß√Ķes pelo e-mail¬†cealedebate@gmail.com¬†ou pelo telefone (31) 3409-5334.