Ceale Debate de abril aborda planejamento didático da alfabetização

A convidada é a professora Luciana Piccoli, da UFRGS, em evento a ser realizado na noite de 26 de abril (terça-feira), na Faculdade de Educação da UFMG

Acontece • Sexta-feira, 08 de Abril de 2016, 15:29:00

Cada criança vive um processo particular de aprendizagem. Por isso, um dos desafios cotidianos na rotina do professor consiste em como organizar o planejamento didático considerando as heterogeneidades de aprendizagens dos alunos. Para apresentar propostas para essa situação no ciclo de alfabetização, o Ceale Debate de abril recebe a professora da UFRGS Luciana Piccoli, que falará sobre o tema "Planejamento da alfabetização: como diferentes estratégias didáticas podem incluir todos os alunos". O evento será realizado no dia 26 de abril (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antonio Carlos, 6.627)

Por meio da apresentação de práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de alfabetização, serão analisadas as potencialidades de planejamentos elaborados e de estratégias didáticas empregadas por professoras em formação na busca por incluir todos os alunos nas propostas voltadas ao ensino da leitura e da escrita. "A diferenciação pedagógica no ciclo de alfabetização como potente estratégia de ensino será tematizada neste debate", afirma Luciana.

Luciana Piccoli concluiu graduação em Pedagogia (2003) e doutorado em Educação (2009) pela UFRGS, instituição da qual é professora e pesquisadora desde 2009. É autora de Práticas Pedagógicas em Alfabetização: espaço, tempo e corporeidade (Erechim, 2012). Integra a pesquisa interinstitucional "Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento" (ABEC), coordenada pelo Ceale desde 1985.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate-luciana.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.