Ceale Debate de agosto aborda multiletramentos no ciclo de alfabetização

Palestra do dia 22 tem como convidada a professora e pesquisadora Roxane Rojo, da Unicamp

Acontece • Sexta-feira, 05 de Agosto de 2016, 10:39:00

Como as novas tecnologias da informação e da comunicação modificam as práticas de leitura e escrita? E como levar isso em conta na elaboração dos conteúdos a serem ensinados no ciclo de alfabetização? Para discutir essas questões, o Ceale Debate de agosto convida a professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roxane Rojo, que abordará o tema “Multiletramentos no Ciclo de Alfabetização: propostas para um web-currículo”. O evento será realizado no dia 22 (segunda-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antonio Carlos, 6.627)

A palestra discutirá os conceitos de multiletramentos e de novos letramentos, pensando nas mudanças em relação aos letramentos convencionais, ou seja, da letra e do impresso. Será dado destaque às reconfigurações da autoria – explorando o conceito de produsuários, termo criado a partir das palavras produtor e usuário – e dos textos multissemióticos. A palestrante apresentará possibilidades para a construção de um web-currículo – um currículo escolar que considere e inclua tecnologia digital em sua elaboração – e discutirá propostas de ensino híbrido no ciclo de alfabetização.

Roxane Rojo é professora livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atualmente é chefe do Departamento de Linguística Aplicada. Dedica-se a pesquisas e projetos no campo da educação linguística, com publicações de destaque nos últimos anos sobre as práticas de leitura e escrita no contexto das novas tecnologias digitais, como seu último livro, Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos (Parábola Editorial, 2015), em coautoria com Jacqueline Peixoto Barbosa.

Inscrições

As vagas são limitadas e as inscrições prévias podem ser realizadas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate-roxane. Preenchendo o formulário com nome completo e e-mail, o interessado garante lugar no evento desde que chegue até 10 minutos antes do horário marcado para início da palestra. Após este horário, a participação estará sujeita à lotação do auditório.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.