Ceale Debate de junho discutirá alfabetização e letramento de crianças cegas

Inscrições estão abertas para a palestra que ocorre no dia 19 de junho na UFMG

Acontece • Segunda-feira, 04 de Junho de 2018, 17:44:00

Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de junho, que abordará o tema "Os processos de alfabetização e letramento de crianças cegas em contextos escolares". A convidada é a professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Kátia Regina da Silva. O evento ocorre no dia 19 de junho (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

Na palestra, a pesquisadora Kátia Regina da Silva irá discutir, a partir de resultados de sua pesquisa realizada em contextos escolares – salas de aulas regulares e Sala de Recursos Multifuncional –, os processos de alfabetização e letramento da criança cega. Partindo da perspectiva de que a pessoa cega tem possibilidades de aprender e se desenvolver, como as crianças videntes, desde que criadas oportunidades de aprendizagem adequadas à sua condição sensorial, a pesquisa buscou conhecer e compreender os significados construídos sobre os eventos e práticas de letramento vivenciados por crianças com cegueira congênita em contexto sociocultural visuocêntrico.

Segundo a professora, “ao participarem [as crianças cegas] de situações de uso da escrita elas partilham saberes da cultura letrada, mesmo que enfrentem adversidades resultantes de um contexto sociocultural visuocêntrico, que exclui ou impede a inserção plena das pessoas cegas”. Ela explica que as crianças se apropriam de práticas letradas a partir da convivência com essas práticas em seus contextos familiares e escolares. Kátia defende que “a escola tem o papel de criar oportunidades para que a criança cega aprenda e desenvolva as suas potencialidades, colocando-se em condições de enfrentar as barreiras criadas pela cultura visual predominante em nossa sociedade”.

A professora da UNIFESSPA possui graduação em Pedagoria pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Inscrições

As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em:
http://bit.ly/cealedebate1906. O número de vagas é limitado.

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal de Youtube da FaE.

Mais informações: cealedebate@gmail.com