Ceale Debate de maio coloca em discussão as bibliotecas infantis

Duas convidadas do México falam, na próxima quarta (7), sobre organização de bibliotecas e promoção da leitura para a primeira infância

Acontece • Quarta-feira, 30 de Abril de 2014, 12:08:00

Com o tema “Organização de bibliotecas para a primeira infância: as contribuições de duas experiências mexicanas”, a próxima edição do Ceale Debate abordará as questões referentes às bibliotecas especializadas para crianças de até seis anos de idade. O evento é na próxima quarta (7 de maio), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6.627 - Campus Pampulha – Belo Horizonte)

Como organizar os acervos de livros para crianças de até seis anos de idade, nos diferentes espaços e contextos da Educação Infantil e bibliotecas não escolares? Partindo de experiências desenvolvidas em duas universidades mexicanas, as palestrantes discutem as classificações sugeridas para catalogação e organização dos livros infantis, apresentam projetos e atividades que podem ser desenvolvidos pelas bibliotecas escolares e não escolares, e ainda refletem sobre as potencialidades de se criar uma biblioteca para alunos de Educação Infantil em ambientes universitários.

A primeira parte da palestra será proferida por Beatriz Soto, professora da Universidade Autônoma de Querétaro, onde coordena as Bibliotecas Infantis Universitárias, que atende crianças de zero a doze anos e mantém projetos inclusivos para crianças as com necessidades educativas especiais. A outra convidada é a psicóloga Edith Corona, coordenadora do Projeto de Desenvolvimento de Habilidades Leitoras na Infância na Biblioteca Infantil da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla, também no México.

O Ceale Debate acontece mensalmente na Faculdade de Educação. O objetivo das palestras é compartilhar resultados de pesquisas, concluídas ou em andamento, auxiliando na formação de professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do e-mail cealedebate2014@gmail.com.

Mais informações pelo e-mail ou no telefone (31) 3409 5334.