Ceale Debate de maio discutirá Escrita Inventada na Educação Infantil

Inscrições estão abertas para o evento, que acontecerá no dia 28 de maio na FaE/UFMG

Acontece • Quinta-feira, 16 de Maio de 2019, 12:32:00

Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de maio, que abordará o tema "A Escrita Inventada na Educação Infantil". A convidada é Paula Moreira Lanza, supervisora pedagógica em escola no segmento da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I. O evento ocorre no dia 28 de maio (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

O tema

A produção colaborativa de escritas – escrita inventada – promove ações importantes para o aprendizado da língua escrita na educação infantil, como, por exemplo, a explicação e a argumentação em torno das ideias que a criança tem a respeito do sistema de escrita alfabética. Partindo do pressuposto de que a mediação pedagógica potencializa os efeitos dessas ações no desenvolvimento das crianças, a palestrante realizou em sua pesquisa um Programa de Escrita Inventada com crianças de cinco anos. Os resultados do estudo permitiram fazer um levantamento de esquemas que podem ser desencadeados a partir de perguntas bem formuladas e de sinalizações que façam a criança pensar, focar a sua atenção, além de promover um conflito cognitivo apontando para o caminho da compreensão do sistema de escrita alfabética. Serão apresentadas, no Ceale Debate de maio, situações de sala de aula organizadas em torno da mediação pedagógica na escrita inventada no contexto da educação infantil.

A palestrante

Paula Lanza é mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e supervisora pedagógica em escola no segmento da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I. Possui graduação em Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialização em Psicopedagogia pela Universidade FUMEC. Sua ênfase é a Educação Infantil.

Inscrições

As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em:
http://bit.ly/cealedebate28-05-19. O número de vagas é limitado.

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.

Mais informações: cealedebate@gmail.com