Ceale Debate de outubro discute proposta para aprendizado metalinguístico da definição de palavras

Evento ocorrerá no dia 24 de outubro e terá a professora do CP/UFMG Clenice Griffo como palestrante

Acontece • Segunda-feira, 08 de Outubro de 2018, 18:35:00

Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de outubro, que abordará o tema "Proposta de intervenção no aprendizado metalinguístico da definição de palavras". A convidada é a professora do Centro Pedagógico da UFMG Clenice Griffo. O evento ocorre no dia 24 de outubro (quarta-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

Na palestra, a professora apresentará um estudo que teve como principal objetivo descrever a competência linguística dos aprendizes e as possibilidades de aprendizagem lexical, em particular, a realização de definições de palavras. O estudo foi realizado durante o curso de doutorado em Psicologia da Educação na Universidade de Barcelona e foi desenvolvido com um grupo de crianças brasileiras de 9 e 10 anos de idade. O pressuposto básico da intervenção realizada é o de que o tratamento metalinguístico da palavra como unidade de sentido facilita a aprendizagem da escrita de textos definitórios e que tal aprendizado contribui, de maneira significativa, para o processo da formação de conceitos sobre as palavras. Expressar o conhecimento sobre o vocábulo em definição é uma tarefa essencialmente metalinguística e revela a capacidade de estabelecimento de relações conceituais entre as palavras utilizadas.

Clenice Griffo tem graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela UFMG e doutorado em Psicologia da Aprendizagem pela Universidade de Barcelona. É professora adjunta da UFMG, atuando como professora alfabetizadora no Centro Pedagógico da UFMG desde 1998. Atua também na formação de professores, com ênfase na aquisição da linguagem escrita.

Inscrições

As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em:
http://bit.ly/cealedebate24-10. O número de vagas é limitado.

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal de Youtube da FaE.

Mais informações: cealedebate@gmail.com