Ceale Debate de setembro aborda Letramento em Marketing

Palestra do dia 20 tem como convidado o pesquisador Jônio Bethônico, da UFMG

Acontece • Segunda-feira, 12 de Setembro de 2016, 14:47:00

Livros didáticos, docentes da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, sugestões de aula disponibilizadas online no Portal do Professor, os Parâmetros Curriculares Nacionais, avaliações, professores em formação. Vários focos de análise, a mesma problemática: letramento em marketing. O Ceale Debate de setembro convida o pesquisador da UFMG Jônio Bethônico para discutir o tema “A formação de leitores-consumidores críticos nas escolas: 10 anos de pesquisas sobre letramento em marketing”. O evento será realizado no dia 20 (terça-feira), a partir das 19h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

A palestra discutirá o papel da escola no desenvolvimento de consumidores conscientes frente às ações comunicacionais de caráter publicitário. Na caracterização das diferentes investigações desenvolvidas desde 2006, a apresentação abordará desde a construção do problema de pesquisa e do conceito “Letramento em Marketing” até as principais revelações e contribuições, passando pela descrição das metodologias empregadas e das principais referências teóricas.

Jônio Machado Bethônico é doutor em Educação pela UFMG e atualmente faz estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Letras (FALE). Tem experiência de mais de 10 anos na área de criação em Publicidade e Propaganda e leciona em cursos de Graduação, de Especialização (MBA) e em Cursos Superiores em Tecnologia (CST), principalmente na área de Comunicação Social mas também nas de Administração e Marketing. Suas pesquisas e atividades na FaE e na FALE da UFMG visam compreender se e como o ensino público auxilia na formação de consumidores-leitores conscientes e críticos no que diz respeito tanto aos discursos de marketing quanto a aspectos do consumo como motivações de compra, necessidades e desejos, desperdício e consumismo.

Inscrições

As vagas são limitadas e as inscrições prévias podem ser realizadas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate-jonio. Preenchendo o formulário com nome completo e e-mail, o interessado garante lugar no evento desde que chegue até 10 minutos antes do horário marcado para início da palestra. Após este horário, a participação estará sujeita à lotação do auditório.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.