Ceale Debate de setembro discute mediação pedagógica na escrita inventada

Evento ocorrerá no dia 24, na Faculdade de Educação da UFMG

Acontece • Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 14:54:00

Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de setembro, que abordará o tema "Susto tem 4 letras?” - A mediação pedagógica na escrita inventada de crianças em processo de alfabetização". A convidada é a professora da Faculdade de Educação da UFMG Valéria Barbosa de Resende.

O tema

Neste Ceale Debate de setembro, será apresentada análise de um Programa de Escrita Inventada desenvolvido com crianças de seis anos em processo de alfabetização, focalizando os efeitos da mediação pedagógica do adulto no processo de apropriação de palavras compostas por sílabas com estrutura complexa (Consoante-Vogal-Consoante). Serão analisados os tipos de intervenção e suas contribuições para o aprendizado da língua escrita.

A palestrante

Valéria Resende é professora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, pesquisadora do Ceale (FaE/UFMG) e do Grupo de Pesquisa em Alfabetização (GPA). É doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG e pós-doutora pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), Lisboa/Portugal. Foi diretora do Ceale, coordenadora do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) e coordenadora de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/MEC).

Inscrições

As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em:
http://bit.ly/cealedebate24-09-19. O número de vagas é limitado.

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.

Mais informações: cealedebate@gmail.com