Ceale Debate: Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil

Evento do dia 13 de junho discute sobre as relações entre crianças e a linguagem escrita nos processos de alfabetização e letramento

Acontece • Quinta-feira, 25 de Maio de 2017, 18:08:00

Quais as possibilidades de aprendizagem e de inserção da criança no mundo da escrita no contexto escolar? Em que medida a linguagem escrita está presente nas ações das professoras e das crianças? Para discutir essas e outras questões, o Ceale Debate de junho convida a pesquisadora Sara Mourão e a professora Alessandra de Caux , que falarão sobre o tema "Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil", a partir de um estudo feito em 2014. O evento será realizado no dia 13 de junho (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antonio Carlos, 6.627).

Resumo da apresentação

As crianças iniciam seus processos de alfabetização e letramento compartilhando práticas de leitura e de escrita com os adultos. Elas apreendem os modos de leitura dos seus grupos culturais, as estruturas dos materiais de escrita circundantes nos contextos sociais e, sobre o sistema de escrita, formulam hipóteses para diferenciar a escrita do desenho e para compreender a relação entre as letras e os sons da linguagem oral. A partir desse pressuposto, foi feito um estudo de práticas de leitura e escrita em escolas de Educação Infantil em 2014. A pergunta que orientou o estudo, “Em que medida a linguagem escrita está presente nas ações das professoras e das crianças?”, nos fornece elementos para refletir sobre as possibilidades de aprendizagem e de inserção da criança no mundo da escrita no contexto escolar.

Sara Mourão Monteiro - formada em pedagogia com pós-doutorado em alfabetização e letramento no Ensino Infantil; pesquisadora do Ceale e professora da FaE.

Alessandra de Caux Fernandes e Souza - professora de educação infantil da rede municipal de Belo Horizonte, na Escola Municipal Henfil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate-junho.  As vagas são limitadas.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.