Ceale lança duas publicações para educadores

Glossário Ceale e Caderno de Experiências em Alfabetização foram distribuídos para orientadores de estudos e coordenadores locais do Pnaic na UFMG


     

Acontece • Segunda-feira, 01 de Setembro de 2014, 16:34:00

“É uma obra de referência, e não para trabalhar o último conceito. É uma obra com mais estabilidade, pode ser usada a qualquer momento” afirmou Isabel Frade, diretora do Ceale, sobre o lançamento do Glossário Ceale. Glossário, como é definido por Antônio Houaiss e Mauro de Salles Villar, é um “conjunto de termos de uma área de conhecimento e seus significados”. O livro lançado agora pelo Ceale traz quase 200 verbetes e tem como objetivo principal projetar implicações pedagógicas e educacionais de determinados conceitos e procedimentos ligados ao campo da alfabetização e do letramento. A compilação também está disponível online, no site: www.glossarioceale.com.br

Juntamente também ocorreu o lançamento do Caderno de Experiências em Alfabetização, que reuniu 16 relatos de atividades e reflexões de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental participantes do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). “Embora a palavra ‘caderno’ faça parecer uma coisa mais simples, essa publicação tem uma importância muito grande pela questão do registro das práticas”, comentou Isabel.

Tanto o Glossário como o Caderno de Experiências são destinados especialmente a educadores que trabalham com alfabetização. Por esse motivo, o lançamento durante uma das semanas de formação do Pnaic foi estratégica. “É lógico que a ressonância e repercussão de um público de mais de cem municípios é o principal retorno que nós podemos ter em relação à pertinência das escolhas que fizemos em relação a realmente ter cumprido com nossa finalidade de nos destinar ao professor”, conta Isabel.

O Ceale presenteou cada coordenador e orientador com um exemplar do Caderno e do Glossário. “Os termos que estão aí são muito importantes para quem trabalha com alfabetização. Acho que esse tem que ser um livro de cabeceira mesmo” falou sobre o Glossário a orientadora de estudos Salete Mamedes, de Belo Horizonte. Já a orientadora Verônica Oliveira de Aredes, de Ipatinga, contou um pouco da sua impressão em relação ao Caderno de Experiências em Alfabetização, “A importância desse caderno é valorizar o trabalho dos professores que fizeram a formação (do Pnaic). Além disso, é uma troca de experiências muito grande. Os professores vão poder experimentar nas suas salas de aula coisas que outras pessoas tinham vivenciado em suas cidades”.