Coleções do Ceale disponíveis online

Acesse os cadernos de formação das séries "Instrumentos da Alfabetização" e "Alfabetização e Letramento"

Institucional • Terça-feira, 18 de Novembro de 2014, 15:16:00

Estão disponíveis no Portal Educativo Ceale 24 cadernos das coleções Instrumentos da Alfabetização e Alfabetização e Letramento, lançadas em 2005 pelo Ceale em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Na época de publicação, os materiais eram utilizados para a realização de cursos da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, criada em 2004 pelo MEC e que encerra este ano suas atividades. A Rede foi constituída por dezenove Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, sediados em universidades de vários estados do Brasil. Nesse contexto em que várias áreas de conhecimento foram se organizando,  vários centros foram criados especialmente para o trabalho com alfabetização e linguagem.

Criado em 1990 e tendo como um de seus pilares a ação educacional, o Ceale, sob novas condições  proporcionadas pelo MEC, assumiu como um de seus desafios a produção de materiais específicos para os cursos de formação continuada. Para esse fim, foram produzidas as coleções Instrumentos da Alfabetização e Alfabetização e Letramento.

INSTRUMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO

A proposta da coleção foi elaborada, em versão preliminar, junto à Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, buscando atender ao desafio de pensar uma proposta de intervenção para a implementação do Ensino Fundamental de nove anos no Estado de Minas Gerais. Mediante a parceria com o MEC, tornou-se uma das publicações da Rede Nacional de Formação Continuada.

A coleção orienta o educador a estabelecer metas que articulam a alfabetização, o letramento e a cultura escrita para cada ano do período destinado à alfabetização,  a partir dos eixos:  “Compreensão e valorização da cultura escrita”,  “Apropriação do sistema de escrita”, “Leitura”, “Produção escrita” e “Oralidade”. Além disso, a coleção ainda orienta o educador a criar um ambiente alfabetizador na escola e auxilia o planejamento das atividades e os registros do processo de aprendizagem. O material também permite ao professor atuar no diagnóstico e avaliação do domínio da língua escrita pelos alunos. A partir dessa percepção, o professor também pode contar com o material para trabalhar com as crianças que apresentam rendimento aquém do esperado.

A coleção Instrumentos da Alfabetização acabou beneficiando também os professores de séries mais avançadas, tendo em vista que as capacidades e habilidades dizem respeito aos eixos que organizam o ensino da Língua Portuguesa como um todo, o que possibilita aos professores dos anos subsequentes ajudar os alunos que não dominam as habilidades ensinadas nos primeiros anos.

Acesse aqui os sete cadernos da coleção Instrumentos da Alfabetização

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A partir da discussão de conceitos fundamentais para a compreensão dos processos de alfabetização e de letramento, a coleção busca articular a teoria com suas possibilidades práticas, propondo exercícios e atividades que o professor pode desenvolver com as crianças. Esta coleção pode ser utilizada em várias formas de organização, ou cada volume pode ser trabalhado individualmente, tendo em vista que cada caderno aprofunda determinado tema pertinente para o ensino e a reflexão sobre conceitos da Língua Portuguesa.  Ela é formada por dezessete cadernos distribuídos em três eixos:

1. Fundamentos teórico-metodológicos e práticas, que visam auxiliar no processo inicial da alfabetização

2. Práticas e fundamentos psicolinguísticos, no intuito de contribuir para o planejamento e a organização de contextos e ocasiões de aprendizagem. Os materiais desse eixo também orientam o diagnóstico das capacidades dos alunos, as dificuldades de ensino-aprendizado e as relações com as famílias

3. Fundamentos metodológicos e práticas, que explica as características de nosso sistema de escrita, os processos de leitura, escrita e produção de textos, bem como a as relações entre oralidade e escrita e os processos psicolingüísticos envolvidos no aprendizado da língua escrita

Acesse aqui os 17 cadernos da coleção Alfabetização e Letramento