Conhecendo diferentes formas de educar ao redor do mundo

Livro “Volta ao mundo em treze escolas” conta experiências que fogem dos padrões convencionais de ensino

Geral • Terça-feira, 28 de Janeiro de 2014, 14:22:00

“(...)Nós vamos compartilhar o que de mais inspirador encontramos pelo caminho percorrido. Espalharemos sob os seus pés uma infinidade de sonhos, ideias e paixões.
     Sonhos de educação. E educação, para além da escola, é escolha - do mundo que queremos no presente, dos saberes que valorizamos, do futuro que sonhamos. Educação é a ação de criar, nutrir, cultivar. É cultivar o ato de aprender.”

Essa é a proposta do livro “Volta ao mundo em treze escolas”, lançado em outubro do ano passado. Idealizado pelo Coletivo Educ-ação , o livro conta experiências pedagógicas alternativas reunidas no decorrer de quase dois anos, em 9 países, com mais de trezentas conversas. Professores, alunos, ex-alunos, pais e fundadores das escolas foram entrevistados para que múltiplas visões fossem recolhidas. Para entender bem o funcionamento das escolas, também foi preciso participar de reuniões e observar a rotina - tudo dentro de um período médio de cinco dias em cada instituição.

Dos treze espaços de aprendizagem visitados, quatro estão no Brasil. Um deles é a Escola Politéia, de São Paulo, onde todas as relações são baseadas no princípio da democracia. A escola é privada e lá os alunos não são divididos por séries. As crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental estudam todas juntas, e o mesmo acontece com o segundo e terceiro ciclo. Segundo o livro, “com essas experiências por perto, já passou da hora do Brasil perder a ‘síndrome do vira-lata’ e começar a valorizar as experiências com raiz nacional.” As outras instituições estão localizadas na Argentina, Estados Unidos, Espanha, África do Sul, Inglaterra, Suécia, Índia, Indonésia.

Inicialmente, os autores do livro investiram dinheiro do próprio bolso no projeto e também contaram com a doação de uma amiga do grupo que decidiu apoiar a ideia. Além disso, foi utilizado o financiamento coletivo através da plataforma Catarse, que possibilitou a arrecadação de R$56 mil com a doação de 566 pessoas. Para fazer download gratuito do livro, basta acessar o site do Coletivo Educação AQUI.