Crianças que estudam em áreas vulneráveis têm desempenho mais baixo

Pesquisa realizada pelo Cenpec destaca a função da escola na aprendizagem

Geral • Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2014, 12:42:00

Realizado entre 2009 e 2010, o estudo "Educação em territórios de alta vulnerabilidade" foi desenvolvido pelo Centro de Estudos em Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) com o objetivo de discutir se a vulnerabilidade social do território influencia a qualidade da escola.

A pesquisa mostrou que, ainda que compartilhem uma mesma bagagem sociocultural, as crianças podem ter resultados diferentes dependendo da localização da escola. Foram analisados dados do Ideb e da Prova Brasil, além de avaliação da vulnerabilidade do entorno das escolas e pesquisa sobre os recursos culturais dos alunos e suas famílias. Alunos com menores recursos culturais, mas que estudam em escolas situadas em regiões menos vulneráveis, conseguem melhorar seu desempenho na Prova Brasil. Por outro lado, alunos com maiores recursos culturais e que estudam em regiões mais fragilizadas têm um desempenho menor na prova.

O estudo conclui que um território vulnerável limita as oportunidades educacionais oferecidas pelas escolas nele localizadas e que, se forem dadas condições adequadas, qualquer aluno, independente de seus recursos culturais em casa, consegue aprender. Uma das proposições a que a pesquisa chega é que as políticas educacionais devem ser pensadas agregadas às políticas sociais na área. A educação integral seria uma forma interessante de colocar isso em prática.

Acesse aqui o material da pesquisa. Fonte: Material online "Educação em territórios de alta vulnerabilidade" - Cenpec.