"Dias de trabalho e de alegria"

Nesta quarta (18), teve início o XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-americano: Mediações de Leitura Literária, que ocorre até sexta na FaE


     

Acontece • Quinta-feira, 19 de Novembro de 2015, 11:18:00

O XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-americano: Mediações de Leitura Literária começou na noite de ontem, mas pode-se dizer que "já está acontecendo na FaE há muito tempo". Na abertura, a diretora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, Juliane Corrêa, destacou a importância do evento para a unidade e como sua preparação nos últimos meses já foi marcante e gerou grande expectativa pelo evento. Juliane afirmou que, em uma faculdade que tem hoje 5 mil alunos e cresce a cada dia, um evento acadêmico voltado à leitura cumpre importante papel. "Nós precisamos muito de formação de leitores e por isso queremos estar juntos e presentes nesse evento."

A diretora do Ceale, Isabel Frade, destacou a existência de "um evento que se reinventa a cada edição". O Jogo do Livro, que este ano se internacionalizou, completa 20 anos. Sua história está atrelada à do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (Gpell), vinculado ao Ceale, que realiza o evento desde 1995. Carlos Augusto Novais, coordenador do Gpell, afirmou que o grupo busca "estabelecer um panorama da literatura infantil e juvenil em suas várias ramificações e subtemas", que envolvem questões artísticas, linguísticas, mercadológicas, editoriais, de políticas públicas, dentre outras. E a programação do XI Jogo do Livro é, segundo Carlos, um reflexo dessas discussões constantes do grupo.

Também compuseram a mesa de abertura a representante da Secretaria Municipal de educação de Belo Horizonte, Viviane Maia, que também integra o Gpell, e o representante do Centro de Estudos Latino Americanos (Cela) da UFMG, Rômulo Monte Alto, professor da Faculdade de Letras. Em nome da comissão organizadora do evento, a professora da FaE Celia Abicalil ressaltou a internacionalização do evento e a ampliação do diálogo com pesquisadores estrangeiros e finalizou sua fala desejando "dias de trabalho, de rever amigos e de alegria". 

Em seguida, foi o momento da apresentação musical do professor da FaE Eduardo Mortimer (ou Duzão, em seu nome artístico), que apresentou canções de seu disco Trip Lunar, acompanhado por quatro músicos.