Era uma vez um ano de Pacto

Contação de histórias encerra o seminário de avaliação do PNAIC


     

Acontece • Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2013, 16:21:00

O encerramento do Seminário Final PNAIC aconteceu na tarde da quarta-feira, 4 de dezembro, no CAD I, UFMG, com a apresentação das professoras que participaram da oficina de ‘Cantiga de roda e histórias’ ministrada pela contadora de histórias Norma Salles. Ela relata: “Hoje eu ia contar as histórias sozinha, mas me veio a ideia de chamar as meninas para o palco comigo. Quando eu cheguei, elas aceitaram o convite e foi maravilhoso”. Animando o auditório, elas entoaram cantigas antigas como Escravos de Jó e contaram diversas histórias, como a de João Jiló.

Norma, integrante do grupo Conta e Encanta, ficou muito feliz com a reação do auditório: “todo mundo se animou, cantou junto, parecia outro mundo”. Ela conta que há 19 anos faz contação de histórias, ofício que conheceu em uma oficina quando trabalhava na Secretaria de Educação.

Se antigamente havia o velho contador de histórias, que ensinava sobre a vida para um monte de crianças atentas, Norma diz que essa platéia agora está nas escolas. Por isso, é importante o professor ser um contador de histórias. “As pessoas param para ouvir as histórias porque é o nosso caminhar no mundo que está sendo contado ali. O herói do conto vai mostrando o que nós deveríamos fazer com a nossa trajetória. O professor tem que ser sensível à arte, pois a arte transforma o mundo e ensina valores que hoje estão perdidos”.

Para Luciene, de Itaguara - MG, que trabalha na alfabetização há 15 anos, esse último encontro do Pnaic foi proveitoso porque trouxe as práticas do dia a dia do professor e valorizou o que ele já tem feito. Ela gostou bastante do encerramento, que “resgatou a questão da cultura de um jeito diferente e nos tornou criança de novo”. Para Luciene, é importante levar essa lição para a sala de aula, porque às vezes o trabalho fica muito árduo e esses momentos lúdicos possibilitam à criança um aprendizado mais significativo.