Escola sem partido?

Convidamos professores vinculados à UFMG para refletir sobre o projeto de lei que tem mobilizado o país


     

Geral ‚ÄĘ Quinta-feira, 11 de Agosto de 2016, 16:08:00

 

Discutir uma escola sem partido convoca evidenciar sua impossibilidade, e n√£o s√≥ porque √© mais uma tentativa de censura ‚Äď neste caso, felizmente, das mais ineficazes, porque pretende calar aqueles cuja fun√ß√£o, por atribui√ß√£o da Constitui√ß√£o e da Lei de Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o, √© formar crian√ßas e jovens para a cidadania, de que s√£o princ√≠pios fundamentais a liberdade de express√£o e o desenvolvimento da criticidade; √© uma impossibilidade (uma ingenuidade?) porque se constr√≥i sobre pressupostos que n√£o se sutentam.

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Magda Becker Soares - professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG


No momento em que os grupos que assumiram a dire√ß√£o do Estado brasileiro ap√≥s o golpe que afastou a Presidenta Dilma Rousseff come√ßam a dar o tom das¬†pol√≠ticas educacionais¬†que ser√£o implantadas no pa√≠s, cresce a desenvoltura com que os grupos conservadores circulam pelos espa√ßos institucionais onde se debatem os rumos da educa√ß√£o brasileira. Uma das principais bandeiras desses grupos, hoje, √© a defesa do que denominam ‚Äúescola sem partido‚ÄĚ.¬†

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Luciano Mendes de Faria Filho, professor da Faculdade de Educação da UFMG e coordenador do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022


Se encararmos a escola como uma das institui√ß√Ķes que comp√Ķem necessariamente a vida social, perceberemos que ela, como as outras, congregando diversos sujeitos, deve estampar uma for√ßa que se sobreponha a estes como indiv√≠duos, de modo que, ao morrer o Jos√©, n√£o precisemos repensar formas de comida, de bebida, de vestimentas, concep√ß√Ķes religiosas ou agn√≥sticas, ¬†organiza√ß√Ķes de parentesco, ¬†modos de amar ou de odiar, estruturas lingu√≠sticas, art√≠sticas, m√≠ticas ou cotidianas.

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Graça Paulino - professora aposentada da Faculdade de Educação da UFMG, pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (Gpell/Ceale)


Para pensar sobre os impactos do projeto de lei do programa Escola sem Partido no segmento da Educa√ß√£o Infantil, vejamos dois itens da proposta que dizem respeito mais diretamente √† educa√ß√£o da inf√Ęncia:¬†

‚ÄúVII - direito dos pais a que seus filhos recebam a educa√ß√£o moral que esteja de acordo com suas pr√≥prias convic√ß√Ķes."¬†

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Maria Cristina Soares de Gouv√™a - professora da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, pesquisadora do¬†N√ļcleo de Estudos e Pesquisas em Inf√Ęncia e Educa√ß√£o Infantil (Nepei)