Faculdades de Letras e Educação da UFMG e Fundação Helena Antipoff promovem colóquio internacional

Evento terá a temática "Circulação e internacionalização das ciências da educação na Europa e no Brasil: estudos de caso, conexões, histórias cruzadas"

Acontece • Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018, 09:37:00

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, a UFMG e a Fundação Helena Antipoff realizam Colóquio Internacional sobre "Circulação e internacionalização das ciências da educação na Europa e no Brasil: estudos de caso, conexões, histórias cruzadas".

O Colóquio vai focalizar a história das conexões entre Genebra e Belo Horizonte na área das Ciências da Educação, a partir da fundação da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte em 1929, onde vários professores do Instituto Jean-Jacques Rousseau foram convidados a lecionar diversos tópicos em Ciências da Educação.

Entre esses professores destaca-se a psicóloga e educadora Helena Antipoff, que foi assistente de Édouard Claparède no IJJR (1926-1929) e a seguir foi convidada a dirigir o Laboratório de Psicologia e lecionar Psicologia da Educação na Escola, uma das primeiras instituições de ensino superior na área da Educação estabelecidas no Brasil. Antipoff radicou-se no Brasil a partir dessa época, e aqui desenvolveu obra inovadora, de grande relevância, nas áreas da Psicologia Experimental, Educação popular, Educação Especial, Educação Rural e Educação de Bem-dotados.

Convidados

Os dois convidados principais do Colóquio são os professores da Universidade de Genebra Rita Hofstetter e Bernard Schnewly. Rita Hofstetter é a atual diretora dos Arquivos do Instituto Rousseau, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, e tem estudado em profundidade a história do Instituto, a história da internacionzaliação das ciências da educação a partir de Genebra, o Bureau Internacional da Educação, vinculado à Unesco e dirigido por Jean Piaget (professor do IJJR) por muitos anos. Bernard Schneuwly é também professor na Universidade de Genebra, na área de Didática da Linguagem, e tem feito trabalhos importantes sobre a didática da alfabetização, que se tornaram referência para os estudiosos e pesquisadores dessa área.

Hofstetter e Schneuwly vêm a Belo Horizonte especialmente para conhecer o acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), pois a história de Helena Antipoff está fortemente ligada à história do IJJR, onde ela estudou entre 1912 e 1914 e posteriomente trabalhou como assistente de Édouard Claparède, entre 1926 e 1929. O acervo do CDPHA está preservado e aberto para a pesquisa em dois locais: na Sala Helena Antipoff, na Biblioteca Central da UFMG, e na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité, MG, onde um Memorial e um Museu foram instalados em sua homenagem. A curadoria do acervo é realizada pela equipe do CDPHA, vinculada aos Programas de Pós-graduação em Educação e em Psicologia da UFMG, à Fundação Helena Antipoff e à UEMG.

Programação e inscrições

Confira a programação do Colóquio aqui.

As inscrições são gratuitas pelo formulário: http://bit.ly/coloquioUFMG-FHA