Lançamento do projeto Leituras em Conexão

Projeto da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte volta-se ao estímulo à leitura e escrita

Acontece • Sexta-feira, 19 de Maio de 2017, 17:25:00

“Ler é abrir janelas, destramelar portas, enxergar com outros olhares, estabelecer novas conexões.” As palavras de Gilberto Gil, quando Ministro da Cultura, foram lembradas no lançamento do projeto Leituras em Conexão, na última quinta (18). Ao envolver a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, a Rede de Creches Conveniadas, diversos programas governamentais e instituições do terceiro setor, é justamente de conexões que ele trata. Soma-se ao projeto, também, a atuação de instituições com histórico em parcerias bem sucedidas com a Prefeitura de Belo Horizonte, como o Ceale.

Na cerimônia de lançamento, realizada na manhã de hoje (18), que contou com apresentações do grupo de teatro Pedrinhas de Brilhantes e do coral da EM São Rafael, encontrava-se o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, que agradeceu aos desenvolvedores do projeto: “É uma manhã importante, vivemos tempos importantes, e a gente precisa fortalecer que tudo tem que começar aqui: no espaço da Educação”. Também compunham a mesa de abertura a secretária de educação de Belo Horizonte, Angela Dalben, a diretora da Fundação SM/Brasil, Maria do Pilar Lacerda, a diretora do Ceale, Valéria Resende, a secretária-adjunta da Educação de BH, Edna Borges, a presidente da Câmara Mineira do Livro Rosana Neto e o presidente do SetraBH, Joel Jorge Paschoalin.

A diretora do Ceale, Valéria Resende, lembrou de parcerias positivas entre o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita e a PBH, como o Pró-Letramento e o PNAIC, já realizados anteriormente, e exaltou o novo projeto desenvolvido: “A Secretaria de Educação e a Prefeitura de Belo Horizonte estão de parabéns por abraçar um programa tão diverso e desafiador, e com certeza contarão com o Ceale e a Faculdade de Educação da UFMG”.

O projeto

O projeto Leituras em Conexão será voltado para todos os segmentos da educação básica na rede municipal, tendo como foco a leitura e a escrita, a orientação e articulação de ações pedagógicas e a potencialização de estímulo às ações de promoção da leitura  já desenvolvidas nas escolas e UMEIs da Rede Municipal. Através de eixos educativos, o projeto abraça a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Integral e toda a comunidade escolar. Por meio disso, o acesso à leitura é o pilar inaugural do programa, que prevê a maximização do acesso das comunidades às bibliotecas escolares, que terão turnos estendidos e funcionarão durante os finais de semana.

De modo a tornar o Leituras em Conexão de amplo conhecimento de todas as escolas, UMEIs e creches parceiras, será promovida a mobilização de estudantes e professores em ações como a Jornada Literária, o Projeto Leituras Urbanas e o Kit Literário, assim como a reedição de projetos e atividades voltadas à leitura, como a distribuição de vale-livros. Na articulação com outras atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, caberá a cada instituição educativa deliberar o seu Plano de Trabalho com base nos eixos educativos propostos, organizando as diretrizes de toda a equipe escolar.

Eixos educativos

Educação Infantil: encantar-se pela leitura.

Ensino Fundamental:

1º Ciclo - alfabetização e letramento;

2º Ciclo - consolidando processos - leitura, escrita e resolução de problemas;

3º Ciclo - metodologias participativas para a formação de estudantes leitores e produtores de textos.

Educação de Jovens e Adultos: leitura e cidadania.

Educação Integral: Rede de Leituras.

Comunidade escolar: contando histórias, encantando pessoas.