Letra A traz discussão sobre mudanças do SAEB na reportagem principal

INEP prop√īs mudan√ßas no Sistema de Avalia√ß√£o da Educa√ß√£o B√°sica em 2020. Edi√ß√£o 54 tamb√©m aborda ludicidade na alfabetiza√ß√£o, universaliza√ß√£o da educa√ß√£o infantil e 10 anos da Lei 12.244

Letra A ‚ÄĘ Sexta-feira, 16 de Julho de 2021, 14:21:00

A pandemia da covid-19 transformou profundamente a maneira como estamos nos relacionando entre si e com o mundo. Tamb√©m alterou para muitas pessoas, por consequ√™ncia, as formas de trabalho. √Č o caso da educa√ß√£o, j√° que professoras e professores, coordenadores, orientadores e diretores v√™m h√° mais de um ano tendo que se adaptar a duras penas a um modelo de ensino remoto que foi demandado sem aviso pr√©vio.

Nossas pautas e nosso jornal tiveram ent√£o que encarar o seguinte dilema, diante da pandemia e das mudan√ßas nas escolas: como podemos discutir assuntos a longo prazo e produzir mat√©rias s√≥lidas diante de um cen√°rio de imensas incertezas e mudan√ßas repentinas? A solu√ß√£o foi abordar quest√Ķes que existem e impactam a educa√ß√£o e a alfabetiza√ß√£o antes de a pandemia come√ßar, mas sem desconsiderar o quanto e de quais maneiras esta vem refletindo no que podemos fazer no presente e no que podemos planejar para o futuro.

N√£o √© poss√≠vel desconsiderar o impacto da pandemia na vida e na aprendizagem dos alunos e alunas sem, com isso, acabar mascarando o aumento de problemas e desigualdades que esse contexto provocar√° a longo prazo. Como alertam nossos editores pedag√≥gicos no editorial desta edi√ß√£o, "qualquer proposta que desconsidere as desigualdades entre as fam√≠lias, idealizando suas pr√°ticas e compet√™ncias, s√≥ vai refor√ßar as desigualdades de acesso √† leitura e √† escrita. Este ind√≠cio de desescolariza√ß√£o da escrita que encontramos em alguns discursos e, sobretudo, em determinadas pol√≠ticas contempor√Ęneas tem que nos colocar em estado de alerta m√°ximo para defender valores republicanos e n√£o perder direitos duramente conquistados".

Acesse as reportagens do Letra A 54 nos links a seguir:

EM DESTAQUE

ENTREVISTA