Letramento literário na educação infantil


     

Pesquisa ‚ÄĘ Segunda-feira, 04 de Mar√ßo de 2013, 11:12:00

Título: Letramento literário na educação infantil

Coordenadora: M√īnica Correia Baptista

Resumo: O objetivo √© criar estrat√©gias de capacita√ß√£o docente a partir do planejamento, desenvolvimento e avalia√ß√£o de interven√ß√Ķes educativas relacionadas ao letramento liter√°rio de crian√ßas de seis meses a cinco anos de idade, em parceria com professores e demais profissionais da Unidade Municipal de Educa√ß√£o Infantil (UMEI) Santa Am√©lia, de Belo Horizonte. A metodologia consiste no diagn√≥stico de pr√°ticas pedag√≥gicas atrav√©s de grava√ß√Ķes e entrevistas e, posteriormente, na interven√ß√£o dessa pr√°tica com o objetivo de qualific√°-la; interven√ß√£o essa que, igualmente, passar√° por uma an√°lise com base em registros das aulas. At√© o momento, foram realizados os primeiros contatos com a UMEI para organiza√ß√£o do cronograma de trabalho e prepara√ß√£o dos roteiros de entrevista. O levantamento bibliogr√°fico tamb√©m j√° foi iniciado. O projeto de pesquisa foi iniciado em 2011 e as primeiras atividades de observa√ß√£o e realiza√ß√£o de entrevistas est√£o previstas para fevereiro de 2013.

Financiamento: Aguardando resposta da FAPEMIG

Palavras-chave: Letramento literário, literatura, educação infantil, creches, pré-escolas