“Letramento Profissional” inicia nova edição do módulo I

Aula inaugural aconteceu na última segunda, 9, na UFMG


     

Acontece • Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 18:16:00

 
Na última segunda-feira, 9, ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a aula inaugural de mais uma edição do módulo I do curso de atualização “Letramento Profissional: práticas de escrita do(a) professor(a) na Educação Infantil”, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em parceria com o Ceale.
 
Neste semestre, estão ocorrendo dois módulos, sendo o segundo exclusivo para quem já participou do módulo I. Como de costume, a aula inaugural ocorreu na na UFMG para reunir todas as turmas, que durante o resto do curso realizam seus encontros em diferentes regionais de Belo Horizonte (MG). Nesta edição, são 13 turmas em oito regionais da capital mineira.
 
Na mesa de abertura, estavam presentes a coordenadora do curso pela PBH Vania Freitas, da Gerência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (GAFEF), e o coordenador pelo Ceale Gilcinei Carvalho, também professor da Faculdade de Educação da UFMG. Vania explicou algumas mudanças do curso e reforçou a continuidade da parceria com o Ceale. Gilcinei agradeceu o trabalho realizado pela Prefeitura para a realização do curso.
 
Em seguida, Gilcinei realizou a aula inaugural, que é um detalhamento da ementa e dos objetivos do curso. O professor da FaE explicou que o curso não é voltado para ensinar a escrever e nem um curso de “Língua Portuguesa”, além de não tratar de questões de ensino ligadas à sala de aula. 
 
Segundo Gil, a profissão de professor demanda engajamento com práticas de leitura e escrita específicas, e o curso pretende fazer análise e reflexões de situações de uso da escrita em contexto profissional na Educação Infantil. Um dos principais pontos do curso é avaliar as formas de registro e divulgação de informações em tarefas do dia a dia do professor como relatórios, relatos, bilhetes e planejamentos.