Letramentos em contextos do campo

Pesquisa • Segunda-feira, 04 de Março de 2013, 11:02:00

Título:  Letramentos em contextos do campo: práticas escolares e não escolares em comunidades rurais

Coordenadora: Maria Zélia Versiani

Resumo:  A pesquisa é um estudo exploratório que objetiva agregar maior conhecimento sobre o funcionamento da escola do campo. A pesquisa realiza visitas em escolas desse perfil, como as escolas filiais da Escola Família Agrícola (EFA). Em 2012, duas EFAs foram visitadas, em São Francisco (MG) e em Acaiaca (MG). A metodologia se baseia em gravações, questionários, depoimentos dos estudantes. Em 2013, serão realizadas visitas à comunidade em que alguns desses estudantes vivem, para contemplar a dupla perspectiva da pesquisa: letramento escolar e não-escolar.

Financiamento:  FAPEMIG

Palavras-chave: Escola do campo, comunidades rurais, letramento escolar, letramento não-escolar