Letramentos em contextos do campo

Pesquisa ‚ÄĘ Segunda-feira, 04 de Mar√ßo de 2013, 11:02:00

Título:  Letramentos em contextos do campo: práticas escolares e não escolares em comunidades rurais

Coordenadora: Maria Zélia Versiani

Resumo:¬† A pesquisa √© um estudo explorat√≥rio que objetiva agregar maior conhecimento sobre o funcionamento da escola do campo. A pesquisa realiza visitas em escolas desse perfil, como as escolas filiais da Escola Fam√≠lia Agr√≠cola (EFA). Em 2012, duas EFAs foram visitadas, em S√£o Francisco (MG) e em Acaiaca (MG). A metodologia se baseia em grava√ß√Ķes, question√°rios, depoimentos dos estudantes. Em 2013, ser√£o realizadas visitas √† comunidade em que alguns desses estudantes vivem, para contemplar a dupla perspectiva da pesquisa: letramento escolar e n√£o-escolar.

Financiamento:  FAPEMIG

Palavras-chave: Escola do campo, comunidades rurais, letramento escolar, letramento não-escolar