Live de outubro do Ceale Debate discute letramentos em contextos acadêmicos

Evento será transmitido no próximo dia 27, às 16h, no canal de youtube do Ceale

Acontece • Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020, 17:53:00

No próximo dia 27 de outubro, terça-feira, às 16h, o Ceale Debate recebe o professor da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG Gilcinei Carvalho para discutir o tema "Letramentos em contextos acadêmicos: dimensões conceituais e pedagógicas".

Assista à live (com interpretação simultânea em libras) no link: http://bit.ly/cealedebate27-10-20.

O tema

A caracterização do letramento como prática social é justificada pelos usos plurais de leitura e de escrita presentes em diversas atividades humanas. Essa diversidade tem produzido adjetivações para o letramento que, por um lado, indicam a complexidade das práticas sociais e, por outro lado, sinalizam uma dispersão derivada de classificações pouco fluidas. Nessa direção, pretende-se discutir no Ceale Debate de outubro possíveis aproximações e distanciamentos entre o que se considera ‘letramento escolar’ e ‘letramento acadêmico’. Somado a essa discussão conceitual, inclui-se o debate sobre as escolhas pedagógicas que produzem certas políticas de ensino da chamada ‘escrita acadêmica’ na escola e na universidade.

O palestrante

Gilcinei Carvalho é professor adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Métodos e Técnicas de Educação (DMTE), atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/FaE/UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Sociolinguística, e na área da Educação, com ênfase nos temas ligados à aquisição e ao desenvolvimento da língua escrita, além das questões que envolvem o ensino de língua portuguesa.

Inscrições

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado:

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link:

Mais informações: cealedebate@gmail.com