Oportunidade para professores, escolas, secretarias e alunos concorrerem a prêmios

Dois prêmios voltados para o ensino público estão com as inscrições abertas. Confira!

Geral • Segunda-feira, 23 de Setembro de 2013, 13:37:00

Os professores da rede pública de educação brasileira já podem ser inscrever para o 7º Prêmio Professores do Brasil. O concurso pretende valorizar as experiências pedagógicas bem sucedidas, criativas e inovadoras no ensino público. Além disso, também visa valorizar o papel do professor e estimular sua participação na implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação.

Os candidatos podem concorrer em uma das oito subcategorias, que são divididas entre dois grupos. A primeira grande categoria é “Temas Livres”, que engloba: Educação Infantil, Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental, e Ensino Médio. A segunda categoria é de “Temas Específicos”, que inclui: Educação Integral e Integrada, Ciências para os anos iniciais, Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

Para cada uma das subcategorias serão selecionados até cinco premiados, um de cada região do Brasil. Cada uma dessas pessoas receberá um prêmio de R$ 6.000,00, troféu e certificado. Em cada uma das oito subcategorias será escolhido ainda um vencedor que receberá um prêmio extra R$ 5.000,00. As inscrições vão até o dia 30 de outubro e devem ser feitas parte pela internet e parte através dos correios. As instruções estão disponíveis no site www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

Outro concurso que também está com inscrições abertas é o “III Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – A Escola Aprendendo com as Diferenças”. O concurso tem como objetivo valorizar experiências efetivamente inclusivas no ensino público. São três categorias, sendo que a primeira inclui relatos de escolas públicas, a segunda engloba relatos de secretarias de educação, tanto municipais quanto estaduais e do DF. Por último, a terceira categoria é destinada a experiências de alunos do Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental da rede pública.

Em cada categoria serão três vencedores e os prêmios variam de acordo com a colocação e categoria. Para saber mais sobre as premiações, ter acesso ao edital e se inscrever, acesse www.peei.mec.gov.br. As inscrições para o “III Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas” vão até dia 12 de Outubro.