Para formar leitores competentes

Cobertura do Ceale Debate com Bettina Kümmerling-Meibauer, que discutiu o tema "Qual literatura para crianças de até 6 anos e por quê?"


     

Acontece • Segunda-feira, 13 de Abril de 2015, 19:13:00

No Ceale Debate do mês de março, a pesquisadora alemã Bettina Kümmerling-Meibauer, convidada para ministrar a palestra “Qual literatura para crianças de até 6 anos e por quê?”, iniciou a noite apresentando uma definição de literatura encontrada em quase todos os dicionários: “a arte de escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso”. Bettina afirma que trata-se de uma definição simples para um termo tão amplo. Segundo ela, a literatura é o caminho para a alfabetização e, portanto, o termo deveria incluir habilidades linguísticas, cognitivas e culturais. Para que a criança não se atenha a aprender ler e escrever, mas que consiga entender imagens, músicas, textos e mídias digitais de uma forma crítica e inteligente.

Bettina observa que o conhecimento de mundo proporcionado pela literatura será requisitado e utilizado o tempo todo pela criança, pois auxilia na compreensão – e na criação – em artes, pôsteres, músicas, clipes, filmes, propagandas, mapas... E, para aquisição deste conhecimento, as crianças devem ter a oportunidade de entrar em contato com diferentes tipos de livros: ilustrados, livros de não-ficção, romances infantis, poemas e histórias em quadrinhos (e também outros meios de comunicação, especialmente filmes infantis).

Confira abaixo diferentes momentos da palestra (com tradução simultânea), além do debate realizado ao final do evento.

Análise do livro 'Mao e Eu'


Compreensão de códigos visuais


O que há por trás da história?


A Teoria da Mente


Perguntas do público