Poucas escolas têm infraestrutura ideal

Pesquisa analisou condi√ß√Ķes f√≠sicas de escolas brasileiras

Geral ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 11 de Junho de 2013, 15:21:00

Apenas 0,6% das escolas brasileiras t√™m infraestrutura pr√≥xima do ideal. √Č o que indica o estudo "Uma escala para medir a infraestrutura escolar‚ÄĚ, desenvolvido por pesquisadores da UnB e da UFSC. A qualidade da infraestrutura est√° relacionada √† exist√™ncia de depend√™ncias adequadas para atender a estudantes com necessidades especiais, sala de professores, biblioteca, laborat√≥rio de inform√°tica, quadra esportiva, parque infantil e laborat√≥rio de ci√™ncias.

De acordo com a pesquisa mais de 40% das escolas da Educa√ß√£o B√°sica no Brasil contam com uma estrutura m√≠nima, que contempla apenas √°gua, banheiro, energia, esgoto e cozinha em suas instala√ß√Ķes.

Para chegar a essas conclus√Ķes, os pesquisadores analisaram as condi√ß√Ķes f√≠sicas de 194.923 unidades de ensino do pa√≠s, atrav√©s de dados do Censo Escolar 2011.

Para ler artigo com mais informa√ß√Ķes sobre a pesquisa, acesse: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1786/1786.pdf