Primeiro Ceale Debate de 2013

Pesquisadora explica por que é importante que professores leiam livros infantis para os alunos

Acontece • Sexta-feira, 22 de Março de 2013, 16:49:00

O primeiro Ceale Debate de 2013 aconteceu nessa terça-feira, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG. A palestrante da noite foi a pesquisadora Sara Mourão Monteiro, que apresentou o tema Leitura de Livros Literários na Educação Infantil. Sara começou a palestra relacionando a leitura para crianças com a prática de letramento. Falou também sobre os novos livros de literatura infantil e apresentou planejamentos de leitura na educação infantil com o acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Após a apresentação, a plateia pôde debater o assunto com a pesquisadora e demais presentes.
          Sara falou sobre a importância do letramento – aprendizagem dos usos sociais da língua escrita – das crianças a partir da leitura de livros infantis pelos professores. “O domínio da leitura e da escrita significa poder participar da própria comunidade, que é letrada. A criança quer participar, ela copia os adultos. Ao ver o professor lendo, a criança apreende o comportamento, o gesto de ler. Por isso, por mais que a criança não esteja com o livro em mãos, o reconto da história não significa a ausência do livro para ela”, afirma a pesquisadora.
          Em um segundo momento, a palestrante mostrou livros que representam uma tendência na literatura infantil desde o final do século XX: a produção livre do moralismo, com tom questionador e experimental. Houve também, desde essa época, uma expansão da linguagem visual nas obras.“As ilustrações não são pura representação do texto escrito. Elas dialogam com o texto, o completam, o reinventam. Por isso, os livros devem ser apresentados em sua integralidade às crianças”, explica Sara, que apresentou aos participantes do debate os títulos Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque e Frederico, de Leo Lionni, além do livro de imagens O Dragão e o Cavaleiro – do jeito que a Princesa contou, de autoria e ilustração de Maurício Veneza.
          O fim da palestra foi apresentado com o auxílio da professora de educação infantil Tatyane Andrade, integrante do grupo de professoras que trabalham com Sara Mourão desde 2011 lendo histórias para crianças. Tatyane expôs planejamentos de leitura para crianças baseados em dois livros recomendados pelo PNBE: Eu sou o mais forte, de Mário Ramos e Sai pra lá!, de Ana Terra. A professora ressaltou que se deve incentivar as crianças a produzirem hipóteses sobre o desfecho da história e promover um diálogo entre elas, para que compartilhem opiniões, conhecimentos e sentidos produzidos durante a leitura.

O Ceale Debate é um evento gratuito que ocorre mensalmente na FaE/UFMG. O objetivo é unir pesquisadores, professores alfabetizadores e demais interessados para discutir temas referentes à educação infantil. O próximo Ceale Debate ocorrerá no dia 16 de abril, quando a pesquisadora Carla Coscarelli irá falar sobre a Leitura em Tempos Digitais. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cealedebate2013@gmail.com e a mensagem deve constar nome completo do interessado.