Projeto Alfaletrar ganha plataforma online

O site é uma iniciativa do Cenpec em parceria com a professora emérita da UFMG Magda Soares

Geral • Sexta-feira, 16 de Setembro de 2016, 11:27:00

Com início em 2007 em Lagoa Santa (MG), o projeto Alfaletrar, idealizado pela professora emérita da UFMG Magda Soares, agora tem uma plataforma online. O site é uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) em parceria com a educadora, com a colaboração da rede municipal de Lagoa Santa. A plataforma terá como conteúdo, ainda em desenvolvimento, divulgação de ações e materias, cursos online, além da iniciativa Alfaletrar em sua rede, que oferecerá subsídios aos municípios interessados em adotar a metolodiga do projeto. Já há no site uma seção com discussões, sugestões de atividades e jogos sobre alfabetização e letramento: http://alfaletrar.org.br/aprendizagem-inicial-da-escrita#apresentacao.

O projeto em Lagoa Santa começou com a criação do Núcleo de Alfabetização e Letramento pela professora emérita da UFMG em parceria com técnicos e professores da rede municipal, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O núcleo realiza reuniões semanais coordenadas por Magda com professoras representantes de cada escola, para refletir sobre suas práticas e estabelecer metas específicas para cada ano escolar, construindo um currículo para a rede municipal de Lagoa Santa. As professoras representantes organizam reuniões em suas escolas a partir disso, levando e ampliando as discussões, formando uma cadeia que abrange a rede inteira.

Para conhecer mais sobre a proposta do Alfaletrar e acompanhar suas novidades, acesse: www.alfaletrar.org.br

O Cenpec

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), com sede em São Paulo, fundado em 1987, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que faz parceria com escolas públicas, espaços educativos de caráter público e inicativas que visam o enfrentamento às desigualdades. A organização desenvolve projetos, pesquisas e metodologias voltadas à melhoria da qualidade da educação pública.

Saiba mais sobre o Cenpec em: www.cenpec.org.br