Prova Brasil vai avaliar domínio em ciências

MEC passa a incluir questões de ciências na avaliação dos alunos da educação básica

Geral • Terça-feira, 16 de Abril de 2013, 17:01:00

Prova Brasil vai avaliar domínio em ciências

A partir de 2013, a Prova Brasil vai abranger também a área de ciências. É o que afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante uma audiência pública no Congresso Federal. A disciplina passa a fazer parte dos eixos mais importantes da avaliação, junto com o português e a matemática.

A Prova Brasil é aplicada a cada dois anos para alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental. O resultado é um dos valores usados para compor o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Neste ano, a área de ciências ainda não será incluída na avaliação do Ideb, mas as questões sobre o tema podem ser aplicadas para os  alunos que participarem da avaliação.

Aloizio Mercadante explica que a inclusão da área de ciências aumenta a valorização da aprendizagem da área no país: o ministro da educação também pretende investir no aumento do número de oficinas e laboratórios nas escolas e de museus científicos no país.