Segunda aula do “Letramento Profissional” propõe atividades com o gênero entrevista

Estivemos na turma da regional Pampulha na última terça-feira, dia 4

Acontece • Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018, 17:19:00

Nesta semana, tiveram início as aulas do curso "Letramento Profissional: práticas de escrita do(a) professor(a) na Educação Infantil" nas nove regionais de Belo Horizonte. Fomos na Escola Municipal Aurélio Pires, na Pampulha, acompanhar a segunda aula do curso. Na regional visitada, a professora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG Maria Gorete Neto comanda as atividades.

A segunda aula propôs quatro atividades para as professores cursistas envolvendo o gênero entrevista. Antes de iniciá-las, Maria Gorete indagou às alunas: “Como que a gente pensa uma entrevista para ser realizada com os responsáveis de uma criança, para termos o máximo de informações possíveis sobre a vida da criança sem ‘espantar a caça’?”.

A primeira dinâmica proposta, a partir das indagações iniciais, foi uma entrevista em duplas, na qual a dupla deveria se fazer perguntas para conhecerem uma a outra, no intuito de usarem as informações para apresentar a colega. Após a realização das entrevistas, as cursistas apresentaram umas às outras e Maria Gorete introduziu perguntas para elas para refletirem por que certas informações foram concedidas, em detrimento de outras.

Objetivos

A professora Maria Gorete, em seguida, destacou a importância de se pensar, ao elaborar um roteiro de entrevista, nos objetivos e no endereçamento buscados com a realização da entrevista.

Na segunda atividade, foi proposta a realização, em grupos de cinco pessoas, de um roteiro de entrevista a ser realizada para compor um dossiê intitulado “A minha escolha profissional: ser professor(a)/educador(a) infantil na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.”

Maria Gorete pediu que as cursistas pensassem em objetivos para elaborar os roteiros. Após a definição das perguntas, a professora trocou uma das integrantes de cada grupo para serem entrevistadas com os roteiros criados. Após o fim das entrevistas, a última atividade da aula foi organizar e sintetizar as informações obtidas em um único texto.

Confira como foi a aula inaugural do curso "Letramento Profissional" aqui.

O curso

Os objetivos do “Letramento Profissional” são propor situações de uso da escrita no contexto profissional da Educação Infantil, analisando as estratégias discursivas presentes no cotidiano da instituição escolar; avaliar as formas de registro e de divulgação de informações, em especial aquelas que envolvem a rotina da escola, como os relatórios, os relatos, o planejamento, os bilhetes, entre outros; e caracterizar diferentes gêneros textuais, apresentando elementos sobre: ‘para quem se escreve’, ‘o que se escreve’ e ‘como se escreve’ nessas situações profissionais. O curso ocorre em nove regionais de Belo Horizonte.