Segunda aula do ‚ÄúLetramento Profissional‚ÄĚ prop√Ķe atividades com o g√™nero entrevista

Estivemos na turma da regional Pampulha na √ļltima ter√ßa-feira, dia 4

Acontece ‚ÄĘ Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018, 17:19:00

Nesta semana, tiveram início as aulas do curso "Letramento Profissional: práticas de escrita do(a) professor(a) na Educação Infantil" nas nove regionais de Belo Horizonte. Fomos na Escola Municipal Aurélio Pires, na Pampulha, acompanhar a segunda aula do curso. Na regional visitada, a professora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG Maria Gorete Neto comanda as atividades.

A segunda aula prop√īs quatro atividades para as professores cursistas envolvendo o g√™nero entrevista. Antes de inici√°-las, Maria Gorete indagou √†s alunas: ‚ÄúComo que a gente pensa uma entrevista para ser realizada com os respons√°veis de uma crian√ßa, para termos o m√°ximo de informa√ß√Ķes poss√≠veis sobre a vida da crian√ßa sem ‚Äėespantar a ca√ßa‚Äô?‚ÄĚ.

A primeira din√Ęmica proposta, a partir das indaga√ß√Ķes iniciais, foi uma entrevista em duplas, na qual a dupla deveria se fazer perguntas para conhecerem uma a outra, no intuito de usarem as informa√ß√Ķes para apresentar a colega. Ap√≥s a realiza√ß√£o das entrevistas, as cursistas apresentaram umas √†s outras e Maria Gorete introduziu perguntas para elas para refletirem por que certas informa√ß√Ķes foram concedidas, em detrimento de outras.

Objetivos

A professora Maria Gorete, em seguida, destacou a import√Ęncia de se pensar, ao elaborar um roteiro de entrevista, nos objetivos e no endere√ßamento buscados com a realiza√ß√£o da entrevista.

Na segunda atividade, foi proposta a realiza√ß√£o, em grupos de cinco pessoas, de um roteiro de entrevista a ser realizada para compor um dossi√™ intitulado ‚ÄúA minha escolha profissional: ser professor(a)/educador(a) infantil na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.‚Ä̬†

Maria Gorete pediu que as cursistas pensassem em objetivos para elaborar os roteiros. Ap√≥s a defini√ß√£o das perguntas, a professora trocou uma das integrantes de cada grupo para serem entrevistadas com os roteiros criados. Ap√≥s o fim das entrevistas, a √ļltima atividade da aula foi organizar e sintetizar as informa√ß√Ķes obtidas em um √ļnico texto.

Confira como foi a aula inaugural do curso "Letramento Profissional" aqui.

O curso

Os objetivos do ‚ÄúLetramento Profissional‚ÄĚ s√£o propor situa√ß√Ķes de uso da escrita no contexto profissional da Educa√ß√£o Infantil, analisando as estrat√©gias discursivas presentes no cotidiano da institui√ß√£o escolar; avaliar as formas de registro e de divulga√ß√£o de informa√ß√Ķes, em especial aquelas que envolvem a rotina da escola, como os relat√≥rios, os relatos, o planejamento, os bilhetes, entre outros; e caracterizar diferentes g√™neros textuais, apresentando elementos sobre: ‚Äėpara quem se escreve‚Äô, ‚Äėo que se escreve‚Äô e ‚Äėcomo se escreve‚Äô nessas situa√ß√Ķes profissionais. O curso ocorre em nove regionais de Belo Horizonte.