Seminário de formação inicia nova etapa da BNCC

Evento realizado nos dias 20 e 21 preparou as equipes que coordenarão seminários estaduais; confira cronograma por estado


     

Acontece • Quarta-feira, 22 de Junho de 2016, 18:28:00

Concluída e entregue a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ocorreu nos dias 20 e 21 junho, na Universidade de Brasília (UnB), o seminário de formação para preparação dos seminários estaduais, que serão realizados entre junho e agosto para discutir a versão mais recente do documento. O evento teve como propósito formar as equipes estaduais que conduzirão os eventos. “Nós estamos trabalhando com essas equipes a metodologia que elas utilizarão para produzir em cada um dos estados um relatório sobre as mudanças necessárias na BNCC, para a terceira versão”, explica Hilda Micarello, coordenadora da Comissão de Assessores e Especialistas que elaborou as duas primeiras versões da Base.

Os condutores dessa etapa de seminários serão o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).  As duas entidades são “hoje os zeladores de que o processo seja um processo de Estado, no sentido pleno dessa palavra, e de que os 12 milhões de contribuições que ocorreram na primeira e segunda versões sejam respeitadas, [assim como] todos os processos anteriores”, defende Júlia Siqueira da Rocha, membro do Consed e do Comitê Gestor Nacional da BNCC, formado após a segunda versão da BNCC. “O Comitê Gestor Nacional tem a obrigação de, recebendo os 27 relatórios [dos 26 estados e DF], compatibilizá-los em um único e entregar ao MEC, que é quem de direito deve zelar pela Base”, esclarece Júlia Siqueira da Rocha. Os relatórios serão o resultado de contribuições de estudantes, professores e demais participantes dessa terceira etapa de elaboração da BNCC.

A presidente da Undime-MG Maria Virgínia Garcia reforça: “Queremos a participação de todos os envolvidos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, e nós estamos trabalhando para que haja um envolvimento de todos os segmentos importantes nessa participação”. Maria Virgínia Garcia acredita que o documento está no caminho certo, e que é necessário o cuidado para ele não ser muito extenso. “É um caminho para que tudo seja a mesma coisa no Brasil inteiro, de Norte a Sul, mas com cada um [dos educadores] fazendo as adaptações e usando o bom senso de acordo com a sua realidade”, defende a presidente da Undime-MG quanto à aplicação do documento, após ele ser finalizado e aprovado no Conselho Nacional de Educação.

“A Base precisa responder a uma pergunta fundamental: se esse documento tem a possbilidade de ser a referência que os estados e os municípios precisam para a elaboração dos seus currículos. Só os estados e os municípios podem responder a essa questão e a Undime e o Consed são fundamentais para construir as melhores formas de se chegar a uma boa resposta”, sintetiza Hilda Micarello sobre a importância da próxima etapa de elaboração da BNCC.

No site criado para os Seminários Estaduais da BNCC, é possível conferir a data de realização em cada estado e no DF. Outras informações, como local e programação, serão atualizadas regularmente, conforme definição pelos comitês locais. Acompanhe: seminarios.bncc.undime.org.br

Foto: Henrique Polidoro