Termina hoje o II Encontro de Formação Pnaic

Palestras trataram do paradoxo entre palavra falada e palavra escrita. Acesse os power points


     

Acontece • Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013, 16:40:00

 

Na última segunda-feira, dia 25, foi dado início ao II Encontro de Formação Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), organizado pelo Ceale e sediado na Faculdade de Educação da UFMG. O evento é uma formação continuada para professores com o objetivo de prepará-los para alfabetizar em língua portuguesa todas as crianças da rede pública até os oito anos de idade.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo pesquisador do Ceale, Gilcinei Carvalho, no Auditório Neidson Rodrigues. Em O Sistema de Escrita da língua portuguesa, o especialista falou sobre o paradoxo entre a natureza fonográfica da língua escrita e as regras ortográficas que, muitas vezes, contradizem essa natureza. “Para um aprendiz da escrita ser bem sucedido, ele necessita fazer dois movimentos: primeiro, compreender que a escrita representa a fala, e, depois, entender que nem sempre a grafia das palavras irá corresponder ao seu som”, como no caso da palavra “casa”, em que a pronúncia da letra “s” corresponde à da letra “z”.

Gilcinei Carvalho discutiu também um problema muito comum nas salas de alfabetização: diante do medo de confundir os alunos, muitos professores optam por não lhes apresentar palavras que contradizem o princípio som-escrita. De acordo com o palestrante, essa prática deve ser evitada: todo professor deve enfrentar esse desafio e usar metodologias que apreciem os dois lados do sistema de escrita – fonético e ortográfico. A também pesquisadora do Ceale, Sara Mourão, que estava presente no auditório, sugeriu que os professores escolhessem cuidadosamente as palavras a serem trabalhadas nas atividades em sala de aula. Segundo ela, “a atividade deve estar sempre articulada ao objetivo específico de determinada aula, seja ele a análise do som ou a análise ortográfica”.

O II Encontro de Formação Pnaic termina hoje.

Clique aqui para saber mais sobre o Pnaic.

Acesse o power point da palestra “Ortografia: compreender  as dificuldades dos alunos para planejar e realizar intervenções adequadas”, proferida por Neiva Costa Toneli e Idalena Oliveira Chaves .