Termina o 6º Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita

Evento que recebe contribuições da história, sociologia, linguística, sociolinguística, antropologia e psicologia encerrou mais uma edição com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais.

Geral • Quarta-feira, 02 de Agosto de 2017, 14:30:00

Após três dias de debates, exposição de trabalhos e de positivas trocas de experiências, chegou ao fim, na tarde de ontem (02), o 6º Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. O evento, de periodicidade bianual, desvendou nessa edição o tema Relações entre Linguagem e Poder em Contextos Educacionais.A mesa-redonda com o tema Perspectivas multimodais da cultura escrita abriu o último dia e foi coordenada pela professora da FaE UFMG Terezinha Cristina Rocha. Foram apresentados três trabalhos em torno do tema que fazem parte de pesquisas dos professores Cláudia Avellar Freitas (Universidade Federal de Juiz de Fora), Carlos Henrique Gerken (Universidade Federal de São João Del Rey) e Josiley de Souza, Maria Gorete Neto e Vanessa Sena Thomaz (Universidade Federal de Minas Gerais). Também foram apresentados os últimos trabalhos nas sessões de comunicação, e para encerrar, a mesa-redonda Perspectivas históricas na pesquisa sobre cultura escrita, com a coordenadora Mônica Yumi Jinzenji (Universidade Federal de Minas Gerais) e com a participação das professoras Ana Maria de Oliveira Galvão e Isabel Cristina Silva Frade, ambas também da UFMG.

Na cerimônia de encerramento, realizada pelo Professor Gilcinei Teodoro Carvalho (FaE/UFMG), os participantes do Colóquio demonstraram sua satisfação com as temáticas debatidas. Tanto ouvintes quanto palestrantes pediram a palavra para agradecer a oportunidade de se manifestar durante os três dias e já projetaram o sucesso da próxima edição do evento, que ocorrerá em 2019.