Abec

Abec


     

O professor frente ao fracasso escolar: estudo de caso numa turma de 1ª série do 1º grau.

A pesquisa teve o objetivo de descrever o comportamento de uma professora alfabetizadora em relação ao fracasso escolar, buscando esclarecer quatro questões: as expectativas quanto ao desempenho dos alunos, as estratégias de combate ao insucesso, as explicações para o fracasso e as percepções a respeito de sua própria capacitação profissional para enfrentar o fracasso. A pesquisa, de caráter exploratório e natureza qualitativa, acompanhou, durante 7 meses, a trajetória de uma professora em interação com sua turma de alunos "fracos", através de observação, entrevistas com a professora, os alunos e membros das equipes técnico-administrativas da escola. Os resultados revelaram manifestações da impotência da professora no trato com o fracasso na sala de aula, a presença de estereótipos e distorções nas expectativas e explicações, o desencontro ente estratégias docentes e peculiaridades sócio-econômicas e culturais dos alunos, a dificuldade de auto-questionamento na solução dos problemas de sala de aula.

Nome do Autor: MONFORT, Ester Ozon
Nome do Orientador: Thereza Penna Firme
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Sociologia
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

MONFORT, Ester Ozon. O professor frente ao fracasso escolar: estudo de caso numa turma de 1ª série do 1º grau. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1983. 305p. (Tese de Doutorado).