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Ler e escrever como um processo ativo da criança: o desafio de uma nova proposta.

O objetivo da pesquisa foi o de avaliar, através de um experimento, uma nova proposta metodológica para a alfabetização, contida em materiais curriculares alicerçados na psicogênese da língua escrita, comparando os resultados dos desempenhos em leitura e escrita de crianças alfabetizadas com esses materiais com os de crianças alfabetizadas com materiais comumente usados em classes de 1ª séries. Foram sujeitos da pesquisa dois grupos de alunos pertencentes a duas escolas públicas, e emparelhados quanto à idade, nível sócio-econômico e não repetência na 1ª série: um grupo experimental, formado por 27 crianças, em que foi implementada a proposta metodológica, em um grupo de controle, formado por 26 crianças, que não sofreu intervenção. Ao final do ano letivo, os dois grupos foram avaliados em leitura e escrita através de um teste de desempenho e da produção de textos. Os resultados evidenciaram a superioridade do grupo experimental sobre o grupo de controle.

Nome do Autor: SILVEIRA, Tânia Borges Fortes da
Nome do Orientador: Vânia Maria Moreira Rasche
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Proposta Didática
Referência:

SILVEIRA, Tânia Borges Fortes da. Ler e escrever como um processo ativo da criança: o desafio de uma nova proposta. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1986.161p. (Dissertação de Mestrado).