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Incidência de erros disortográficos em sujeitos alfabetizados por diferentes métodos

A pesquisa teve por objetivo investigar a incidência de diferentes categorias de erros disortográficos, em três grupos de sujeitos, de ambos os sexos, com idade variando entre 7 e 9 anos, de nível sócio-cultural alto, alfabetizados por três diferentes métodos: silábico, global e fonético. A amostra contou de 512 sujeitos, matriculados na 2ª série do 1º grau, em escolas particulares de São Paulo. Foram utilizados como instrumentos: questionários para caracterização da escola; provas pedagógicas para levantamento da incidência dos erros; entrevistas com Orientadores Educacionais para caracterizar o método de ensino, a cartilha e materiais empregados. A autora faz uma análise da distribuição dos erros por diferentes categorias e por sexo, e conclui que o método silábico foi o que apresentou menor porcentagem de sujeitos com erros, e que há maior incidência de erros na população masculina.

Nome do Autor: Elza Dias Pacheco
Nome do Orientador: Joel Martins
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1974
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Método
Referência: PACHECO, Elza Dias. Incidência de erros disortográficos em sujeitos alfabetizados por diferentes métodos. 1974. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1974.