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Alfabetização, relação professor/aluno e o fracasso seletivo na escola pública:

Com base nas teorias de desenvolvimento de Vygotsky, Wallon e Piaget, e na teoria construtivista da aquisição da leitura e da escrita, de Ferreiro e Teberosky, a autora se propôs como objetivo identificar aspectos explicativos do fracasso seletivo da criança pobre ao longo das duas primeiras séries do 1º grau, no que diz respeito à aprendizagem da leitura e da escrita. A pesquisa realizou-se em uma escola de 1º grau da rede municipal da periferia urbana da cidade de Recife/PE, com altos índices de repetência e de evasão. Foram selecionadas para a pesquisa 4 classes de alfabetizandos. A coleta dos dados se deu durante dois anos, através de avaliação do nível de representação da escrita alfabética pelas crianças, em quatro momentos de cada série (1ª e 2ª séries), de entrevistas com as professoras e a supervisora, de observações feitas em sala de aula e na sala dos professores, e ainda através de interações da pesquisadora com as crianças. A autora apresenta os resultados, dividindo-os em dois estudos: no primeiro, analisa a construção da representação da escrita alfabética pelas crianças; no segundo, analisa a prática pedagógica e a interação entre a professora de uma das turmas e os alunos. No primeiro estudo, são analisados os resultados das quatro turmas em conjunto, de cada turma em separado e dos alunos reprovados, e conclui-se que quanto mais avançado o nível inicial de concepção da escrita, maior é a possibilidade de êxito escolar. No segundo estudo, a autora analisa 12 episódios recortados da observação das aulas de uma das turmas, verificando a dificuldade de a professora interagir com os alunos que apresentam níveis mais elementares de concepção de escrita, buscando as causas que levam ao encaminhamento de crianças a clínicas de educação especial. Observa-se a inadequada relação entre professora e alunos, a escassa participação dos alunos dos níveis mais elementares de concepção da escrita, e a natureza conflituosa da prática de alfabetização.

Nome do Autor: BEZERRA, Vilma Maria de Lima
Nome do Orientador: Jurn Jacob Philipson
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

BEZERRA, Vilma Maria de Lima. Alfabetização, relação professor/aluno e o fracasso seletivo na escola pública: uma perspectiva psicogenética. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1989. 458p. (Tese de Doutorado).