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Um estudo do processo de avaliação adotado pelos professores da 1ª fase do ensino de 1º grau do Distrito Federal

No quadro de um conceito sistêmico da avaliação, a pesquisa buscou verificar o processo de avaliação nas classes de alfabetização no ensino do Distrito Federal, investigando, numa amostra de professores alfabetizadores, a compreensão dos conceitos básicos de avaliação, as técnicas de avaliação utilizadas, os critérios de promoção utilizados de uma etapa a outra do processo de alfabetização, a sistematicidade do processo de avaliação. A pesquisa teve como instrumento um questionário, com 42 questões fechadas, respondido por 15,5% dos professores das duas etapas em que se dividia o ensino de 1ª série do DF. As informações solicitadas no questionário abrangeram os temas: o professor e a alfabetização; conhecimento da avaliação pelo professor; planejamento realizado pelo professor; prática de avaliação utilizada. Os resultados, tratados estatisticamente em termos de freqüência e percentagem, levaram a autora a concluir que: 1) os professores, teoricamente, em geral, têm uma compreensão dos conceitos básicos de avaliação; 2) as técnicas mais utilizadas pelos professores são: teste de rendimento, análise de tarefas e observação informal; 3) apesar de ter sido constatado que mais de 50% dos professores usavam os padrões silábicos como critério de promoção de uma etapa da alfabetização para outra, não se pode afirmar a existência de uma unidade de critério, porque outros critérios eram adotados com significante índice percentual; 4) embora a maior parte dos professores tenha dito que colocava em prática conceitos básicos de avaliação, a grande maioria não fazia um plano de avaliação ou apresentava seu plano superficialmente (97%), não havendo, portanto, um processo sistemático de avaliação nas classes de alfabetização. A autora faz algumas recomendações, propondo diretrizes para um processo de avaliação voltado para a aprendizagem para o domínio: relação entre avaliação e objetivos de aprendizagem; necessidade de avaliação diagnóstica; importância das funções formativa e somativa no processo de avaliação, possibilitando feedback; necessidade de um processo contínuo de recuperação como resultado do feedback.

Nome do Autor: Dulce Guimarães
Nome do Orientador: Maria Helena Novaes Mira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1977
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GUIMARÃES, Dulce. Um estudo do processo de avaliação adotado pelos professores da 1ª fase do ensino de 1º grau do Distrito Federal. 1977. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1977.