Alfabetização

Autor: Magda Soares

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A palavra alfabetização é de uso comum e frequente, não só no léxico específico de profissionais do ensino e da Educação, mas também no léxico de todos os indivíduos, alfabetizados ou não, de uma sociedade letrada. Entre estes últimos, há em geral concordância quanto ao conceito que a palavra alfabetização nomeia: pergunte-se a qualquer pessoa o que &eacu ...

Verbetes associados: Apropriação do sistema de escrita alfabética, Correspondência grafofonêmica, Letramento, Sistemas de escrita

Grafema

Autor: Gilcinei Teodoro Carvalho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Letra e grafema são termos que apresentam uma sutil distinção conceitual. Letra é um termo mais genérico, com um significado mais amplo. Grafema é um termo mais técnico que pretende dimensionar um caráter mais abstrato para as unidades escolhidas para grafar os sons. Nesta direção, diferentes tipos de letras podem registrar um mesmo grafema. Por exemplo, existem várias formas de grafar a prime ...

Verbetes associados: Caligrafia, Convenções da escrita, Fone, Fonema, Grafomotricidade, Legibilidade em textos impressos para crianças

Palavra canônica

Autor: Gilcinei Teodoro Carvalho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Na língua portuguesa, há uma variedade de composição de palavras, segundo diversos aspectos: a) número de sílabas (palavras de uma só sílaba – má, é, a – e até mais de cinco – necessariamente, paralelepípedo); b) localização do acento (palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas) e c) constituição silábica (palavras co ...

Verbetes associados: Dislexia, Estrutura Silábica, Léxico, Palavra, Segmentação de palavras, Sílaba, Sílaba canônica, Tonicidade

Regras ortográficas

Autor: Heloísa Rocha de Alkimim

Instituição: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Regras são generalizações que regulam ou regem certos fatos ou situações; didaticamente, elas são trabalhadas com o fim de padronizar comportamentos alinhados com o que preceituam. As regras ortográficas referem-se à normatização da escrita de palavras a partir de fatos observados na língua. A ortografia é, pois, uma convenção que tem de ser obedecida. O estudo das regras ortogr&aac ...

Verbetes associados: Apropriação do sistema de escrita alfabética, Convenções ortográficas, Fonema, Grafema, Oralidade e escrita , Ortografia, Sistemas de escrita

Segmentação de palavras

Autor: Gilcinei Teodoro Carvalho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale

Nos vários sistemas de escrita, a marcação das fronteiras de uma palavra foi e é feita de maneira diversificada. Alguns sistemas não fornecem nenhuma marca formal que separe a unidade palavra, outros apresentam algum tipo de recurso gráfico e, outros, por sua vez, apresentam o recurso espacial. Assim, pelo critério da delimitação da palavra na escrita, há uma escrita contínua e uma escrita segmentada. O percurso hist&oa ...

Verbetes associados: Convenções da escrita, Ortografia, Palavra, Pontuação, Sistemas de escrita

Sistema Fonológico

Autor: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães

Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto UFOP

Sistema fonológico é o conjunto de fonemas de uma determinada língua. Os fonemas são sons que têm uma função específica na língua: a distinção de significado. De todos os sons que existem no português, alguns são considerados fonemas, porque diferenciam o significado das palavras. Seria o caso, por exemplo, dos sons /t/ e /d/, que diferenciam, entre outras, as palavras tato e dado. ...

Verbetes associados: Fone, Fonema, Fonética, Fonologia, Ortografia, Convenções ortográficas, Sistemas de escrita


Sistemas de escrita

Autor: Gilcinei Teodoro Carvalho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

A classificação de um sistema de escrita depende fundamentalmente da sua possibilidade de indicar uma lógica de funcionamento que permita atribuir a ele certa regularidade e, portanto, justificar a existência de um sistema, com a complexidade prevista nos seus dispositivos de organização. Assim, dois princípios básicos regem a definição sobre o que um sistema vai prioritariamente registrar: o significado (e se ...

Verbetes associados: Apropriação do sistema de escrita alfabética, Fonema, Convenções da escrita, Convenções ortográficas, Ortografia, Regras ortográficas, Signo linguístico