Projetos de leitura e escrita literárias na alfabetização

Autor: Flávia Helena Pontes Carneiro

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Centro Pedagógico/Escola de Educação Básica e Profissional

Projetos de leitura e escrita literárias na alfabetização podem ser considerados importantes estratégias de aproximação entre leitor e livros, com o objetivo de desenvolver o senso estético e o gosto pela leitura. Uma maior interação com os livros de literatura amplia o repertório de histórias das crianças, favorecendo um alargamento da sua visão de mundo e compreensão de suas vivênci ...

Verbetes associados: Círculo de leitura, Letramento Literário, Mediação literária na Educação Infantil, Mediadores de leitura , Práticas e eventos de letramento , Produção de textos escritos, Produção de textos orais, Projeto de trabalho na alfabetização, Roda de leitura

Roda de leitura

Autor: Hércules Tolêdo Corrêa

Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE

Uma roda de leitura é uma prática pedagógica e cultural relacionada ao ato de ler conjuntamente, muito utilizada com leitores em formação (crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental). Normalmente os chamados mediadores de leitura (professores, contadores de história, bibliotecários e outros profissionais ou pessoas envolvidas com a temática) leem com ou para o ...

Verbetes associados: Círculo de leitura, Contação de histórias, Leitura em voz alta, Leitura Expressiva, Letramento Literário, Mediação literária na Educação Infantil, Mediadores de leitura , Modos de ler na infância, Práticas de leitura